Acusações de plágio de Pokémon em Palworld se acumulam enquanto o CEO responde

Desde o lançamento em acesso antecipado para PC e Xbox na sexta-feira, Palworld se tornou um grande sucesso, com mais de 6 milhões de vendas e mais de 1,3 milhão de jogadores Steam simultâneos.

No entanto, o sucesso do jogo de sobrevivência acendeu uma discussão em torno das semelhanças percebidas entre os designs de seus personagens e os dos jogos Pokémon .

Embora a jogabilidade real de Palworld seja muito diferente da série da Nintendo , o debate acirrou-se nas redes sociais em torno da influência óbvia que os designs dos seus personagens tiveram de Pokémon, e se isso poderia ser interpretado como plágio.

Na segunda-feira, o diretor do jogo (e CEO da desenvolvedora Pocketpair) Takuro Mizobe postou uma resposta às acusações. Embora não tenha negado qualquer influência de Pokémon, ele afirmou que os artistas do jogo sofreram abusos online e pediu que isso parasse.

“Atualmente estamos recebendo comentários abusivos e difamatórios contra nossos artistas e vendo tweets que parecem ser ameaças de morte”, escreveu ele no X.

No entanto, as acusações contra Palworld tomaram outro rumo no domingo, quando uma conta X anônima apareceu alegando mostrar evidências não apenas de inspiração de design, mas de plágio de ativos reais do jogo.

O usuário ‘Byo’ postou vários vídeos comparando os modelos 3D do jogo Palworld com os de Pokémon e afirmou mostrar evidências de que provavelmente foram copiados. Embora nenhum dos meia dúzia de modelos comparados pelo usuário pareça ser uma cópia 1:1, eles alegaram que suas proporções eram quase idênticas aos modelos Pokémon exportados dos jogos Scarlet e Violet do Switch.

Mas, com um olhar mais atento, podemos destacar que as malhas wireframe parecem diferentes, mesmo que seja semelhante a comparação entre alguns modelos Pokémon e Palworld, evidenciando proporção e estrutura. Pode ser comum por exemplo, um modelo pré-construido ter algumas características alteradas até o resultado final.

Alguns usuários no X, responderam à postagem do usuário Byo, apoiando Palworld e inclusive apontando que os designs de Pokémon não são originais, comparados com alguns da franquia Dragon Quest(que tem muita semelhança, à propósito).

Em outras partes das notícias sobre Palworld, um mod Pokémon (um Pokémod, se preferir) foi removido da Internet a pedido do detentor dos direitos autorais.

“A Nintendo veio atrás de mim, por favor, deixe-me em seus pensamentos e orações”compartilhou o apresentador do mod nas redes sociais.

Haverão medidas legais?

Se os modelos 3D fornecerem provas convincentes de cópia, então levanta-se a questão da possibilidade de ação legal por parte da The Pokémon Company – uma organização historicamente litigiosa que tem frequentemente visado jogos de fãs e projetos de imitação no passado.

Houve exemplos no passado de jogos removidos do Steam após acusações de cópia de ativos de outras empresas. David Hansel, advogado de propriedade intelectual e mídia digital da Hansel Henson, alega que se pudesse ser provado que os elementos dos modelos 3D eram os mesmos, então isso representaria “uma arma fumegante” para qualquer caso legal apresentado pela The Pokémon Company.

“Cabe à Nintendo provar absolutamente a cópia, e não apenas a influência” – afirmou. “Tem que ser uma cópia óbvia: você olha para uma foto e olha para a outra ao lado dela. A indústria teria chegado ao fim há anos se não lhe fosse permitido exercer influência. Você não pode ter o monopólio de um determinado estilo de arte. Literalmente tem que estar copiando.”.

“Se esses são modelos originais de Pokémon mostrados nesses vídeos, então a Nintendo deveria estar em casa e seca em termos de demonstração de cópia. Isso poderia ser uma arma fumegante.” – explica

O advogado da Hoeg Law, Richard Hoeg, comentou: “Não posso falar sobre a ‘ciência’ usada nesta conta do Twitter, mas certamente a evidência de bens reais sendo roubados é o tipo de coisa que provavelmente fará um caso mais bem-sucedido. Simplesmente ser ‘inspirado’ por designs existentes, mesmo que isso chegue ao ponto de usar certas regras de design (proporções, coloração, uso de curvas, tamanho dos olhos, etc.) geralmente não é.”

Falando ao site japonês Automation , o CEO da PocketPair, Mizobe, afirmou que a Palworld havia aprovado as revisões legais e que não houve nenhuma ação tomada contra ela por outras empresas.

“Levamos nossos jogos muito a sério e não temos absolutamente nenhuma intenção de infringir a propriedade intelectual de outras empresas”, disse ele.

Veja também: Robocop: Rogue City Novo Jogo+ já está disponível

Rolar para cima