A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft contribuiu para um aumento nas receitas de jogos, mas as vendas do console Xbox sofreram outro grande golpe.
No seu último relatório de lucros, a Microsoft afirmou que as receitas de jogos aumentaram em 1,8 mil milhões de dólares, ou 51% em relação ao ano anterior, enquanto as receitas de conteúdo e serviços do Xbox aumentaram especificamente em 62%. A Microsoft admite que isto se deve ao impacto líquido da aquisição da Activision Blizzard.
A receita de hardware, no entanto, diminuiu 31% ano a ano devido às vendas fracas de consoles Xbox. Mesmo o lançamento do Starfield, exclusivo Microsoft no ano passado não conseguiu melhorar as vendas de hardware. É uma história semelhante à do ano passado, quando a empresa também relatou uma queda de 30% na receita de hardware .
Também não há menção ao número de assinantes do Game Pass neste último relatório.
Em março, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, compartilhou sua preocupação com a “falta de crescimento” na indústria, que foi um dos principais motivos para as demissões em massa na empresa no início deste ano.
Agora temos os números que comprovam essa falta de crescimento e um dos principais motivos para a Microsoft publicar agora jogos na plataforma rival PlayStation, incluindo Sea of Thieves e Grounded.
“Estamos expandindo nossos jogos para novas plataformas, trazendo quatro de nossos favoritos dos fãs para Nintendo Switch e Sony PlayStation pela primeira vez”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante a teleconferência (obrigado The Verge ). “Na verdade, no início deste mês tínhamos sete jogos entre os 25 melhores da PlayStation Store, mais do que qualquer outra editora.”
A aquisição da Activision Blizzard também impactou o lucro operacional, que aumentou 16% para a Microsoft em geral. As despesas operacionais aumentaram US$ 1,3 bilhão (41%) devido ao crescimento da Activision Blizzard.
A prolongada aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi finalmente concluída em outubro do ano passado, com a compra de US$ 68,7 bilhões sendo a maior na história da indústria de videogames. Agora, neste último relatório financeiro, estamos vendo o impacto.
Veja também: Shinji Mikami, criador de Resident Evil quer ‘se libertar do gênero de terror de sobrevivência’