Abragames participa da gamescom latam 2025 com curadoria internacional e exposição de 10 jogos brasileiros em seu estande

Abragames photo gamescom latam
Compartilhe com seus amigos:

Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), revela os detalhes de sua participação na gamescom latam 2025, evento que acontece de 30 de abril a 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A associação terá um estande com destaque à indústria nacional de games, onde o público poderá experimentar 10 jogos digitais de estúdios brasileiros. Além disso, os visitantes da feira poderão conhecer as iniciativas da Abragames pela promoção da indústria nacional e acompanhar mais de 40 horas de conteúdo ao vivo sobre o setor, sempre com curadoria da associação.

“Durante a gamescom latam vamos promover atrações, conteúdo e oportunidades tanto para os consumidores finais quanto para membros da indústria. Será mais uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estúdios do Brasil e de levantar debates fundamentais para o crescimento do setor”, ressalta Rodrigo Terra, presidente da Abragames.

“A troca de experiências em eventos como esse é fundamental para a evolução da indústria como um todo, seja pelas possibilidades comerciais ou pela exposição massificada dos produtos nacionais frente ao grande público” – destaca Terra

As empresas nacionais que estarão expondo seus jogos no estande da Abragames são: Digital Synapsis (São José dos Campos/SP), Eter Games (São Paulo/SP), Hype Studio (Porto Alegre/RS), Ilex Games (Campinas/SP), Limiar Studios (Rio de Janeiro/RJ), Nuuvem (Rio de Janeiro/RJ), Oaks Games Studio (Catanduva/SP), Plot Kids (Florianópolis/SC), Rockhead Studios (Porto Alegre/RS) e ViVa Games (São Paulo/SP).

Curadoria institucional

Ao todo, a Abragames e o projeto Brazil Games serão responsáveis pela curadoria e organização de mais de 40 horas de conteúdo B2B ao vivo no evento, e pela participação de compradores, publishers, jornalistas e grandes nomes da indústria internacional.

Esses convidados estarão em palestras, painéis e mesas-redondas, e entre os principais nomes está Shuhei Yoshida, uma das figuras mais influentes da indústria global de games e conhecido principalmente por seu trabalho de longa data na Sony Interactive Entertainment. Além dele, Juney Dijkstra, da Eletronic Arts, e Karoline Kopek, da CD Projekt Red, também estão entre os confirmados.

Outro destaque da programação, o SPEED Business Networking, também promovido pelo Brazil Games. A iniciativa é uma oportunidade única para conexão entre estúdios e potenciais investidores internacionais.

A ação contará com um novo formato dinâmico e eficiente em que os participantes são divididos em dois grupos: SPEED Business Networking de Projetos (DEV) e SPEED Business Networking de External Development (XD); ambos têm um total de 30 minutos para interagir com outras empresas de maneira individualizada, com trocas de mesa a cada 3 minutos.

Os estúdios selecionados para participar poderão apresentar seu portfólio a potenciais compradores, receber feedbacks e criar diversas conexões. Nesse tipo de ação, a agilidade e capacidade de síntese são grandes diferenciais para alavancar oportunidades de negócios.

Pitches: Pitch Arena e @gamescom latam

Anunciado em fevereiro deste ano, o Pitch da gamescom latam tem como objetivo apresentar os jogos de estúdios latino-americanos, para potenciais investidores e publishers internacionais. A iniciativa foi dividida em duas competições, o Abragames PITCH ARENA, exclusivo para empresas brasileiras, e o Pitch@gamescom latam, aberto para empresas da América Latina, incluindo o Brasil.

Ambas as modalidades têm coordenação de Jason Della Rocca, especialista reconhecido na indústria de games. A avaliação dos projetos finalistas ficará a cargo de um júri composto por nomes influentes do setor, incluindo publishers internacionais.

Os projetos selecionados e os jurados são:

ABRAGAMES PITCH ARENA – Finalistas

  • Tupi: The Legend of Araribóia – Mito Games (Brasil)
  • EVA – Overdrive Team (Brasil)
  • Emptiness Sire – Oaks Games Studio – (Brasil)
  • Snakeborn – Flameseed Productions (Brasil)
  • Tyrant’s Twilight – Game Overture Studio (Brasil)

Jurados: 

  • Meg Clarke – Team17
  • Stan Jun – Dear Villagers
  • Brian Trifon – Whitethorn Games

PITCH@GAMESCOM LATAM – Finalistas

  • Llamalandia – Paramo Games (Bolívia)
  • Trinity Archetype – Machinator Corp (Argentina)
  • Biodome Mystery – Yakuza Pixel (Equador)
  • Cozy Dungeons – Them Handsome Fellas (Chile)
  • Bloodcasted – Sphere Project (Brasil)

Jurados: 

  • Xavier Spinat – Focus Entertainment
  • Connor Bradley – Kwalee
  • David Martinez – Raw Fury

Os estúdios participantes foram selecionados a partir de descrições e vídeos enviados à organização da iniciativa e ainda passarão por uma nova avaliação, em que serão levados em conta a qualidade do material de apresentação, as principais mecânicas de jogo, seus diferenciais e impactos.

O resultado do Abragames Pitch Arena será divulgado em 1º de maio, a partir das 16h40, no Palco 4. Já o vencedor do Pitch@gamescom latam será revelado em 2 de maio, a partir de 16h30, no Palco 3.

A programação completa de painéis com a participação dos porta-vozes da Abragames na gamescom latam 2025 será:

Quarta-feira (30/4)

Play Hard: Um guia para profissionais na Gamescom Latam 2025

14h25 – 14h50 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
  • Patrícia Sato – Gerente Executiva do Projeto Brazil Games
  • Yayá Torre – Head of Partnerships and Business Development na Abragames
  • Rodrigo ‘Mágiko’ Carneiro – Gestor da Aceleradora Internacional na Abragames

Quinta-feira (1/5)

New Game+: O que vem aí para a Indústria Brasileira de Games?

10h – 10h40 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
  • Patrícia Sato – Gerente Executiva do Projeto Brazil Games
  • Raquel Gontijo – Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Abragames
  • Rodrigo ‘Mágiko’ Carneiro – Gestor da Aceleradora Internacional naAbragames
  • Eros Ramos – Gestor do Projeto Setorial Brazil Games na ApexBrasil

O Papel das Políticas Regionais no Setor de Games

10h45 – 11h35 – Palco 4

  • Raquel Gontijo – Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Abragames

Lançamento da 2ª Edição do Prêmio Brasil Tá pra Game!

13h00 – 13h40 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE

Economia Criativa do Brasil para o Mundo

13h45 – 14h25 – Palco 4

  • Eros Ramos – Gestor do Projeto Setorial Brazil Games na ApexBrasil
  • Patrícia Sato – Gerente Executiva do Projeto Brazil Games

Games e Políticas Públicas: Oportunidades e Desafios no Brasil

14h30 – 15h30 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
  • Eros Ramos – Gestor do Projeto Setorial Brazil Games na ApexBrasil

Como as Agências Públicas Podem Impulsionar o Setor de Games

15h35 – 16h35 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE

A gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de games e será realizada em conjunto pela Koelnmesse, organizadora da feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.

A programação completa do evento está disponível no site oficial. Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, clique aqui.

Veja também: Revelada a impressionante edição de colecionador do RPG tático Prelude Dark Pain

Rolar para cima