A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), acaba de anunciar Patrícia Sato como nova gerente executiva do Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).
Sato atua em parceria com a Abragames desde 2016 e vinha exercendo um importante papel de produtora de ações internacionais do Brazil Games.
Formada em design de jogos e atuante na indústria de games desde 2014, a nova gerente executiva do Brazil Games reitera o grande potencial no setor de jogos no Brasil e enaltece a importância da internacionalização do setor:
“O Brasil é um dos países que mais cresce no segmento de desenvolvimento de jogos, seja por iniciativas de external development ou por projetos autorais realizados dentro do próprio país. Nos últimos anos, o mundo passou a olhar para nós com mais interesse e vamos aproveitar esse momento para gerar ainda mais negócios para os estúdios nacionais.
Hoje, graças aos mapeamentos da indústria realizados pela Abragames, sabemos que há mais de 1000 estúdios em todo o Brasil e que, entre 2020 e 2022, foram desenvolvidos cerca de 2.600 jogos em território nacional.” – afirma Sato
Patrícia reforça ainda que os objetivos dos próximos anos estão pautados pelo crescimento da base da indústria brasileira, com ações voltadas à capacitação focada em pequenas empresas das regiões Norte e Nordeste.
“A grande maioria destes estúdios ainda é de pequeno porte e enfrenta diversos obstáculos para ganhar relevância, concluir seus projetos e, em alguns casos, até se manter no mercado. A internacionalização precisa ser vista como prioridade, até porque estamos falando de profissionais e empresas muito talentosos, empreendendo em um setor onde já se nasce com olhos para o cenário global. Esperamos ajudar a guiar e impulsionar esses desenvolvedores durante a próxima fase do Projeto Brazil Games, prevista para o biênio 2025-26.” – Patrícia Sato
Nos últimos meses, Patricia Sato tem acompanhado estúdios associados em grandes eventos, como a gamescom Cologne, e participou do primeiro Roadshow nacional do Brazil Games, que teve como objetivo compartilhar o planejamento do Projeto para o biênio com as empresas e associações regionais. “O Roadshow foi muito importante por nos permitir ser uma ação de escuta do setor, assim como de identificação do perfil de cada uma das regiões do país, entendendo suas necessidades específicas”, finaliza, Patrícia.
As visitas mais recentes aconteceram nas cidades de Porto Alegre, Brasília e Fortaleza e reuniram ao todo mais de 40 empresários de 30 diferentes empresas, representantes das associações regionais ADJogos-RS (Rio Grande do Sul), ASCJogos (Santa Catarina), ABRING (DF) e Ascende (Ceará), além das presenças de entidades, como o Sebrae – RS, Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura – CE, Secretaria de Ciência e Tecnologia – DF e CE, SDE – Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará e empresários do setor. Esta foi a primeira etapa da ação, que ainda pretende visitar outras cidades do país para compartilhar a mesma experiência.
Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, clique aqui.
Veja também: Marvel Rivals será um jogo rápido e muito mais acessível para novos jogadores