Embora Christopher Barrett fosse o diretor do jogo Marathon quando o atirador de extração de ficção científica foi anunciado no ano passado, o veterano da Bungie foi substituído desde então.
O ex-diretor do jogo Valorant, Joe Ziegler, que deixou a Riot Games para ingressar na Bungie em 2022, assumiu o cargo desde então. Ziegler anunciou publicamente sua posição como diretor logo após a imprensa ter percebido mudanças nos bastidores e abordado o estúdio para comentar.
Hey everyone! Fun update: for the last 9
— Ziegler (@Ziegler_Dev) March 19, 2024
Months I’ve been working on Marathon as the game director. We’re still baking, but I’m excited to share with you more info on the game as we get closer and closer to bringing it to all of you.
“Nos últimos 9 meses tenho trabalhado em Marathon como diretor do jogo. Ainda estamos cozinhando, mas estou animado para compartilhar com vocês mais informações sobre o jogo à medida que nos aproximamos e mais perto de trazer isso para todos vocês.” – tradução do tweet
Fontes na imprensa dizem que uma série de mudanças foram feitas em Marathon sob a supervisão de Ziegler, incluindo a mudança de personagens de jogadores personalizados para um elenco selecionável de heróis.
Quando a Sony adquiriu a Bungie em 2022, alegou-se que o estúdio estava trabalhando em alguns “projetos de incubação”. Um deles, que teria sido cancelado no final daquele ano, teria sido semelhante a um novo IP anteriormente cancelado chamado Matter. O outro, um jogo tipo MOBA com codinome Gummy Bears, está “em espera”.
Foi relatado em dezembro que a posição da Bungie como subsidiária independente da Sony Interactive Entertainment estava sob ameaça. No momento do anúncio da aquisição, a fabricante do PlayStation disse que a Bungie “continuaria a operar de forma independente, mantendo a capacidade de autopublicação e de alcançar os jogadores onde quer que eles escolham jogar”.
Em outubro passado, a equipe da Bungie teria sido avisada de que a receita estava cerca de 45% abaixo das projeções para o ano, o que teria sido atribuído à baixa retenção de jogadores em Destiny 2. Lutando para cumprir suas metas e com a ameaça de uma possível aquisição da Sony, a liderança da Bungie supostamente embarcou em um amplo plano de corte de custos que resultou na demissão de 100 dos 1.200 funcionários do estúdio.
A Bungie adiou oficialmente a próxima expansão de Destiny 2, The Final Shape, em novembro. Originalmente planejado para ser lançado em fevereiro, The Final Shape será lançado agora em 4 de junho.
Os temores estão aumentando entre a equipe da Bungie de que o lançamento da expansão será imediatamente seguido por outra rodada de cortes de empregos, com rumores internos sobre o conhecimento dos orçamentos do estúdio revelando que “nada acrescenta” e “algo precisará acontecer” para reduzir custos, a menos que The Final Shape tenha um bom desempenho para cobrir a lacuna e as pessoas possam mudar para a Marathon.
Veja também: Red Dead Redemption 2 recebe atualização 1.32 com correções