No final do mês passado, um relatório da Bloomberg, citando uma fonte familiarizada com a transação, disse que o estúdio estava sendo vendido a um grupo de investidores privados em um negócio no valor de até US$ 500 milhões.
Na época, o site do Saber apresentava o logotipo do estúdio acima das palavras “uma empresa do Grupo Embracer”.
A biografia do site também dizia: “Saber Interactive é uma desenvolvedora e editora de videogames com sede nos EUA. Composto por mais de 20 estúdios e mais de 2.500 funcionários em todo o mundo, somos uma das principais unidades de negócios operacionais do Grupo Embracer.”
No entanto, conforme observado pelo usuário X @lejooon, em algum momento no início de março o site mudou para remover referências ao Grupo Embracer, com a mensagem “uma empresa do Grupo Embracer” removida abaixo do logotipo.
Saber Interactive has removed all references to Embracer Group $EMBRAC from their website.
— EmbracerInvestor (@EmbracerInvest) March 13, 2024
Looks like the sale is done. Waiting for an official confirmation. https://t.co/ih2Fl5ZWD3
A biografia também foi editada às pressas e agora diz: “Saber Interactive é uma desenvolvedora e editora de videogames com sede nos EUA. Composto por mais de 20 estúdios e mais de 2.500 funcionários em todo o mundo.”
As mudanças sugerem que o relatório da Bloomberg foi preciso e que, se a venda ainda não tiver sido finalizada, ela parece ser iminente. O acordo resultaria na Saber se tornar uma empresa privada com cerca de 3.500 funcionários no total em seus estúdios em todo o mundo (incluindo os EUA, Rússia e Portugal).
O relatório da Bloomberg disse que o Saber também continuaria a trabalhar no remake de Star Wars: Knights of the Old Republic após o acordo.
A Embracer tem realizado uma operação generalizada de poupança de dinheiro, anunciando em junho de 2023 que estava a implementar um plano de reestruturação que envolveria o encerramento de estúdios e o cancelamento de projetos.
A reestruturação resultou em cortes de 1.387 empregos , ou cerca de 8% da sua força de trabalho global, durante os seis meses encerrados em dezembro. Isso incluiu o corte de 871 desenvolvedores internos de jogos, 252 não desenvolvedores internos e 264 desenvolvedores externos.
A Embracer também confirmou no mês passado que, durante um período de seis meses em 2023, cancelou 29 jogos não anunciados .
Veja também: Hisense faz parceria com Xbox para trazer TVs à laser de última geração para a indústria de jogos