O número de estúdios da indústria brasileira de games cresceu 3,2% em 2023, passando de 1.009 estúdios em 2021 para 1.042 em 2023.
É o que mostra a Segunda Pesquisa Nacional da Indústria de Jogos, realizada por uma parceria entre Abragames e ApexBrasil, que entrevistou 309 desenvolvedores, 214 profissionais autônomos e 80 organizações de serviços e apoio ao desenvolvimento de jogos digitais (via GamesIndustry.biz).
A partir dos dados compilados entre 2022 e 2023, o estudo descobriu que a receita gerada pela indústria de jogos brasileira foi de US$ 251,6 milhões em 2022.
A venda de jogos através de plataformas digitais aumentou de 54% em 2021 para 62% em 2022, enquanto as vendas diretas diminuíram de 30% para 23% no mesmo período. O PC gerou a maior receita com 44%, seguido pelo celular com 23% e console com 12%.
Em termos de jogos desenvolvidos nesse período, o número de jogos proprietários feitos entre 2020 e 2022 chegou a 2.600, sendo pouco mais de 1.000 lançados em 2022 – um aumento de 12% em relação a 2021. A pesquisa também constatou que 93% dos estúdios desenvolveram seus próprios jogos. IP.
Apesar de um número significativo de demissões durante 2022 e 2023, estima-se que cerca de 800 pessoas começaram a trabalhar no desenvolvimento de jogos no Brasil em 2022, elevando o número total de trabalhadores de 12.441 em 2021 para 13.225 em 2022.
Confira também: Conheça o brasileiro NULLPTR, um game quebra-cabeça de hacking rápido