Conforme relatado pela Bloomberg , o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, fez o anúncio durante o briefing de resultados financeiros da empresa na segunda-feira. Durante uma teleconferência, Kiryu teria dito: “Estamos revisando do zero qual é a estrutura organizacional e qual é a melhor maneira de implementar o conteúdo do pipeline”.
Kiryu também teria dito que a nova estrutura seria mais detalhada no segundo trimestre, mas de acordo com vários analistas de valores mobiliários citados pela Bloomberg que estiveram presentes na teleconferência, a nova estrutura estará em operação a partir de abril.
A editora está supostamente interessada em reduzir a quantidade de desenvolvimento que terceiriza para estúdios externos e quer se concentrar no desenvolvimento interno para seus títulos de maior perfil, com o objetivo de aumentar a qualidade e as margens de lucro.
De acordo com os analistas de valores mobiliários que conversaram com a Bloomberg, o novo processo de desenvolvimento incluirá um novo mecanismo de verificação que permitirá à empresa tomar decisões sobre a qualidade de um jogo numa fase anterior de desenvolvimento.
Em agosto passado, o preço das ações da editora caiu quase 15% após a divulgação de lucros durante a qual Kiryu citou o lançamento de Final Fantasy XVI como uma das razões para seus resultados desanimadores. A publicação citou três fontes distintas que participaram da teleconferência pós-lucros da Square Enix, todas afirmando que Kiryu disse que as vendas iniciais do jogo, nas palavras da Bloomberg, “não atenderam às expectativas da empresa”.
Final Fantasy XVI vendeu até o momento, apenas 3 milhões de cópias no PS5. Não há números sobre as vendas no PC, até o momento.
Veja também: Square Enix absorve Tokyo RPG Factory