Clair Obscur: Prêmio de Jogo do Ano da Expedition 33 é retirado ‘após admitir o uso de IA generativa’

Compartilhe com seus amigos:

O Indie Game Awards, financiado por doações independentes, retirou o prêmio de Jogo do Ano para Clair Obscur: Expedition 33, após a desenvolvedora Sandfall Interactive admitir o uso de inteligência artificial generativa.

Isso porque a Six One Indie, organizadora do evento, tem uma postura rigorosa contra o uso de inteligência artificial, explicou. Como resultado, os prêmios de Jogo do Ano e Jogo de Estreia foram para os títulos que anteriormente ficaram em segundo lugar, Blue Prince e Sorry We’re Closed.

Em um comunicado, a organização da premiação afirmou: “Como vocês sabem, temos uma posição firme contra a inteligência artificial de última geração em videogames. É um assunto que discutimos ao longo do ano ao analisarmos os possíveis indicados.”

“No dia da estreia, a Sandfall Interactive confirmou que a IA de última geração foi usada na produção de Expedition 33. Apesar de terem concordado que nenhuma IA de última geração foi usada no desenvolvimento do jogo quando ele nos foi submetido para avaliação, infelizmente, esse não é o caso.” – Six One Indie

The IGAs Nomination Committee is officially retracting Debut Game and Game of the Year, awarding both categories to new recipients. Additionally, we are retracting one of the Indie Vanguard recipients.Full details can be found in our FAQ under Game Eligibility: www.indiegameawards.gg/faq

[image or embed]

— The Indie Game Awards (@indiegameawards.gg) 20 de dezembro de 2025 às 15:45

“Isso claramente contraria os regulamentos que temos em vigor e desqualifica o jogo da indicação. Portanto, o comitê de indicações da IGA está oficialmente retirando as indicações de Jogo de Estreia e Jogo do Ano da Sample Interactive. Cada prêmio será agora concedido ao próximo jogo mais bem classificado em sua respectiva categoria.” – Six One Indie

Segundo relatos de usuários do Reddit , é provável que inteligência artificial generativa tenha sido usada para criar as texturas de jornal em Expedition 33, que teriam sido removidas.

O aclamado RPG da desenvolvedora francesa Sandfall Interactive levou para casa o prêmio principal em uma noite recorde de vitórias no The Game Awards deste mês, juntamente com os prêmios de Melhor Jogo Indie, Melhor Jogo Indie de Estreia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor RPG, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Jogo e Melhor Atuação (para Jennifer English).

As únicas categorias em que foi indicado, mas não venceu, foram Melhor Design de Áudio (que foi vencido por Battlefield 6 ) e o prêmio Escolha dos Jogadores, que foi vencido por Wuthering Waves.

Fonte: VGC

Veja também: Lonely Mountains: Snow Riders (PS5) – Resenha

Rolar para cima