Um dos maiores clássicos da LucasArts nos anos 90 no PC está de volta remasterizado, ampliado e agora também disponível nos consoles. Outlaws + Handful of Missions: Remaster é uma parceria entre LucasArts e Nightdive Studios, que chegou recentemente distribuída pela Atari na Steam, PlayStation, Xbox e Nintendo.
Sele seu cavalo e retorne ao Velho Oeste comigo, para saber como é esta viagem!

Sobre o jogo
Tudo era tranquilo e pacato na vida do ex-marechal pistoleiro, James Anderson. Certo dia, munido de suas obrigações como marido e pai, Anderson deixa sua fazenda rumo à cidade em busca de provisões. São novos dias de um passado onde Anderson era a lei e muitos ali testemunham seu presente como fazendeiro. Só que nem tudo são flores e bandidos gananciosos, na intenção de se apropriar de terras à base de intimidação, erram a mão quando encontram o rancho do ex-marechal.
Anderson retorna à sua fazenda e encontra sua esposa morta, sua casa em chamas e sua filha desaparecida. A paz na vida daquele homem acabou. Anderson retornará à sua velha forma para resgatar sua filha e vingar-se.

Gráficos, Sons e jogabilidade
O jogo mantém seu charme com uma remasterização sofisticada, dando mais vida e polidez aos gráficos da época. As cenas de dramatização ganharam mais destaque, o jogo se apresenta por elas e conta grande parte de sua história. O som e trilha sonora do jogo é como na época, a personificação faroeste que até então só se encontrava em filmes e que aqui a LucasArts e a Nightdive Studios deram mais vida.
A movimentação é bem fluída, e os poucos detalhes mais aperfeiçoados dexaram o game mais gostoso ainda de jogar. Comando simples num mapa de controles que visa mais a experiência no PC, mas que pode ser muito bem ajustado e compreendido para os controles nas opções, tornando o manejo mais confrotável e dinâmico com poucas alterações.
O destaque aqui fica para a localização em PT-BR ORIGINAL, feita na época pela Brasoft, ganhando uma atualização na parte da dublagem dos inimigos no gameplay. Traz um novo gás para algo que na época se assemelhava com alguma animação dos anos 70/80 em que as vozes icônicas da dublagem brasileira se encontravam.
E o veredicto é…
Uma verdadeira aula de como remasterizar algo dignamente!
Bola de feno rolando…
Eu particularmente sempre gostei deste jogo, lembro quando comprei numa banca de jornal uma revista com ele e jamais imaginaria na época que este jogo reforçaria meu apreço pelo western que já crescia naquela época com grandes filmes como Os Imperdoáveis e Tombstone. Outlaws foi o primeiro FPS com temática western do mundo dos games e é da era de ouro da LucasArts nos games, onde outros clássicos como The Dig, Full Throttle e Day of the Tentacle figuram.
Falando em pontos técnicos, a atualização em alta definição dos gráficos do jogo, seja nos personagens, HUD, cenários e cenas trouxe um aspecto visual mais elegante, sendo uma diferença sutil da versão clássica mas bem perceptível o que torna tudo excelente, mostrando o respeito ao que já era bom, definitivamente trazendo mais valor à algo que precisava de poucos ajustes. É o tipo de trabalho que você se sente confortável jogando, com a experiência renovada, trazendo a mesma vibração de novidade, mesmo sobre algo que você se recorda de ter visto.
Mesmo o título prometendo entregar 4k e até 120fps (o que pode ser notado no modo multiplayer), os mais puristas e saudositas podem ficar tranquilos com a opção de jogar o título na sua versão original. Há também novas missões que podem ser jogadas de forma avulsa e são horas à mais de diversão para os fãs. Há a seção “cofre” repleta de preciosidades dos bastidores que os fãs certamente vão adorar. As conquistas são fáceis, caros amigos mileteiros/trophy hunters, mas um ou outro troféu pode dar trabalho.
Minha única resalva aqui é que todas as fases tem seus segredos, mas infelizmente esles ficam presos na linearidade de gameplay. Se você mata o chefe da fase ela acaba, não há uma opção de revisita-la, à não ser enfrentando tudo novamente. Isso poderia ter sido ajustado.

Se você é fã ou está conhecendo Outlaws Remaster agora, tudo o que eu posso recomendar neste momento é: Sele seu cavalo, recarrege sua pistola e rifle e parta para o horizonte para (re)viver essa experiência!
Outlaws + Handful of Missions: Remaster está disponível para PC (via Steam), PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series X/S e Nintendo Switch & Switch 2. Confira nosso gameplay:
Veja também: Terrifier The ARTcade Game – Resenha












