SteamWorld Build – The Station / Thunderful Games

Fala pessoal Muu chegando por aqui e desta vez vou comentar sobre o jogo SteamWorld Build, desenvolvido pela The Station e distribuído pela Thunderful Games, o jogo segue o estilo RTS (Real-time strategy) ou traduzindo para nosso idioma, estratégia em tempo real, o jogo em si gira em torno do gerenciamento de recursos e é um prato cheio para os amantes do gênero.

PROPRIEDADE
Uma última busca por terra! O planeta está morrendo, Astrid, então é cavar ou morrer tentando!

Aquela mina debaixo da nossa cidade está vazia, mas você sabia que há rumores de uma tecnologia antiga lá que pode nos ajudar a sair dessa situação? Reúna o bando, jogue tudo nas carroças e vamos construir um novo lar! Colete os recursos acima do solo e os minérios abaixo, assim poderemos trazer os robôs ricos para cá e conseguir ajuda para construir algo maior e dar o fora daqui!

GERENCIE
À medida que suas fronteiras se expandem, novos povos do vapor chegarão! Cada robô tem sua peculiaridade, e cabe a você mantê-los funcionando. Negocie para aumentar a eficiência, manter o fluxo de mercadorias das minas e manter todos trabalhando muito e com um sorriso no rosto.

CAVE FUNDO
Se você olhar para o abismo por tempo suficiente, ele pode olhar de volta para você… Estamos procurando riquezas e algo lá embaixo não quer compartilhar! Pegue uma arma, comece a cavar e certifique-se de que as minas não desmoronem sobre você enquanto se defende das criaturas assustadoras que se escondem lá dentro…

CARACTERÍSTICAS:

Dê vida a uma movimentada cidade SteamWorld inspirada no Velho Oeste.
Atenda às necessidades complicados dos seus robôs a vapor para que não fiquem bravos
Cave fundo e longe para produzir recursos que ajudarão na sua busca por tecnologias antigas
Defenda sua mina dos vermes assustadores que se escondem nas profundezas da sua cidade
Negocie recursos na parada de trem e receba visitantes especiais que podem ajudar
Cinco mapas distintos repletos de segredos para os exploradores exigentes de SteamWorld descobrir
Quatro níveis de dificuldade, incluindo uma dificuldade sandbox para quando você quiser apenas construir!

Opinião sobre o jogo SteamWorld Build:

Atualmente, estamos em uma era fantástica, onde as noções tradicionais sobre controle de estratégia em tempo real (RTS) e jogos de simulação de gerenciamento com controladores padrão foram dissipadas. Jogos como Two Point Campus e Cities Sylines exemplificam essa mudança. A mais recente adição a esta tendência é SteamWorld Build, o primeiro jogo 3D da amada série SteamWorld.

À primeira vista, a jogabilidade parece simples, envolvendo a construção de casas, refinarias e extratores de recursos em uma cidade. SteamWorld Build se destaca na introdução gradual de mecânicas, inicialmente parecendo aparentemente básicas. À medida que os jogadores progridem, eles desbloqueiam novas instalações e descobrem a possibilidade de elevar os trabalhadores ao posto de Engenheiro por família, sugerindo camadas mais profundas de jogo.

O aspecto de exploração e descoberta não termina aí, apresentando um trem comercial que para em sua cidade, proporcionando um alívio bem-vindo aos desafios de construção. Além disso, o jogo apresenta uma mina subterrânea com uma transição perfeita, permitindo aos jogadores explorar recursos para sustentar a cidade acima. Isto abre caminhos para melhorar a vida da população e levá-la à classe Aristobots.

Evolução do jogo

O jogo evolui inesperadamente de um construtor de cidades para uma experiência de vários níveis, permitindo a alternância instantânea entre quatro mapas. Os níveis mais baixos introduzem inimigos, exigindo o uso de Aristobots como guardas e combinando elementos de estratégia em tempo real e defesa de torre.

Apesar da complexidade, o jogo mantém um equilíbrio delicado, exigindo que os jogadores gerenciem recursos, mantenham populações e se expandam para progredir. No entanto, existe um aspecto subtil de comentário social, à medida que os trabalhadores de nível inferior são empurrados para a periferia, criando disparidades na riqueza e nos serviços.

No PlayStation 5, o jogo conta com os modos de fidelidade gráfica e desempenho, rodando a 60fps e mantendo á qualidade, mas com o jogo fluindo melhor aos nossos olhos. Eu particularmente recomendo joga-lo no modo desempenho, já que os gráficos não são o ponto principal do game.

O jogo carece de rejogabilidade significativa, com vários mapas oferecendo resultados semelhantes. No entanto, a sua natureza divertida e bem polida pode motivar os jogadores a embarcar numa segunda corrida, mesmo que espelhe a primeira.

Considerações finais

Concluindo, SteamWorld Build combina gêneros perfeitamente, oferecendo um jogo lindamente elaborado que se destaca no gênero de simulação de gerenciamento. Apesar de rodar bem fluido no PS4 e PS5, o jogo deixa os jogadores querendo mais motivos para retornar. A jogada inicial é garantidamente divertida, mas as tentativas subsequentes podem não capturar a mesma magia. No entanto, o jogo é inegavelmente um triunfo da maravilha mecânica.

Para ajudar um pouco mais vocês, assistam abaixo nossa gameplay do jogo rodando no PS5 e tirem suas próprias conclusões, sobre se vale ou não a pena dar uma chance, ao mundo de SteamWorld Build!

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Thunderful Games.

Confira também: Nossa resenha sobre o jogo Trinity Fusion

Rolar para cima