A Microsoft está planejando trazer um aclamado exclusivo do Xbox para plataformas concorrentes este ano. O jogo esteve inclusive nas discussões de Jogo do Ano, este ano.
Isso é de acordo com o podcast Nate the Hate , um programa que costuma divulgar histórias envolvendo a indústria de games. O programa não revelou qual título supostamente chegaria às plataformas concorrentes, mas observou o seguinte:
“No ano civil de 2024, a Microsoft trará um de seus jogos originais mais aclamados para o sistema de um concorrente, o título ao qual me refiro foi recebido com grande aclamação da crítica. Os fãs adoraram e estava na conversa sobre o jogo do ano no ano em que foi lançado.”
“Quando o anúncio chegar, acho que será recebido com muito entusiasmo porque é um jogo de qualidade. Acho que esta é uma jogada inteligente para a Microsoft… do ponto de vista comercial, se você está trazendo jogos selecionados para multiplataforma, para Switch e Playstation, você está fazendo isso porque vê a qualidade do IP e da franquia e você quer para expandir seu alcance além do Xbox .”
Alguns fãs nas redes sociais especularam que o título sem nome poderia ser Hi-Fi Rush da Tango Gameworks , o jogo de ação que foi descartado no ano passado e que recebeu fortes elogios da crítica.
A Microsoft se envolveu em lançamentos multiplataforma no passado recente, incluindo versões dos jogos Ori para Nintendo Switch e suporte contínuo para Minecraft no Playstation e outras plataformas.
Também honrou acordos multiplataforma para os títulos Deathloop e Ghostwire: Tokyo da Bethesda e Psychonauts 2 da Double Fine . No entanto, alguns jogos, principalmente Starfield , tornaram-se exclusivos para consoles Xbox depois que a Microsoft adquiriu seus desenvolvedores.
Lembrando que em 2019, o então chefe dos estúdios primários do Xbox, Matt Booty , disse que o proprietário da plataforma determinaria se fazia sentido colocar jogos futuros no Playstation e Nintendo Switch por franquia. “Acho que a questão é menos binária sobre ‘deveria estar no Switch, deveria estar no Playstation?’ e mais, ‘faz sentido para a franquia?’” ele disse.
“Em outras palavras, é um tipo de jogo onde se beneficiaria do efeito de rede de estar em várias plataformas diferentes, ou é um jogo onde podemos apoiá-lo melhor, colocando recursos e garantindo que nossas plataformas, coisas como xCloud , Game Pass e Xbox Live, estão realmente inclinados a apoiar o jogo?”
Seja qual for o exclusivo do Xbox que poderá chegar às outras plataformas, é necessário entender que a Microsoft vem sinalizando sua estratégia de se ampliar como marca em outros mercados de jogos, como o mobile, por exemplo. A chegada do app Xbox à televisores, permitindo jogar via xCloud, sem console, sua enorme oferta de controles personalizados e a compra de diversos estúdios que não estão entregando jogos como era comum de esperar, indicam que a empresa pode estar interessada em lucrar com o maior número de mercados possível oferecendo seu jogos e serviços de assinatura.
Veja também: UFL: concorrente de EA FC e eFootball divulga novas imagens