A australiana WeatherFell volta ao passado glorioso dos jogos de plataforma e coleta com WINDSWEPT, apresentando-o como uma carta de amor ao gênero. O jogo se inspira em clássicos como Donkey Kong Country 2, Super Mario World 1 & 2, Kirby Super Star e Celeste. Distribuído para todas as plataformas através da Top Hat Studios, o título chega neste 11 de novembro.. Distribuído para todas as plataformas através da Top Hat Studios, o título chega neste 11 de novembro.
Mas será mesmo uma carta de amor? Vem que eu te conto!

Sobre o jogo
Você é o patinho Marbles recém-nascido levado por uma tempestade. Sem ideia de onde fica seu lar, você parte em uma jornada e também descobre o segredo por trás dos eventos que levaram à tempestade, com a ajuda de um novo amigo, Checkers, uma tartaruguinha, assim como o patinho, simpática.
Gráficos, Sons e jogabilidade
Bem-vindo à era pixelada dos 16 bits, onde muitos títulos de plataforma trouxeram seu charme e design únicos e tudo isso é homenageado por WINDSWEPT. Em um momento o jogo tem um quê de Super Mario World, em outros Kirby, em outros Donkey Kong Country, e até em alguns cenários lembra Rayman. As animações são engraçadinhas, e cada mundo tem sua personalidade e variação.

A trilha sonora de forma muito competente, imprime o clima de um genuíno jogo de plataforma dos anos 90 e os sons são muito bem executados. Os comandos são impecáveis, num mapa de controles simples e bem desenhado, ao qual rapidamente se acostuma e aí o desafio cai para as mudanças de mecânicas que mudam ao longo das fases/mundos. São mais de 40 fases ao todo.
E o veredicto é…
O gênero plataforma tem um novo (e velho) clássico!
Tratando-se de games retrô, que revisitam em todos os quesitos épocas e gerações do passado, eu me pergunto o quanto um título vai me fazer imergir naquela época e me sentir satisfeito em jogar como naquele tempo, com aquela aura de novidade. WINDSWEPT é o tipo de jogo que confirma a alegação de todo apaixonado por games quando diz que video games não se tratam apenas de gráficos.

Já se comprovou isso no GOTY de 2024, mesmo que neste caso muitos discordem do merecedor do prêmio naquele ano. WINDSWEPT parece que foi concebido na era 16 bits e ficou lá guardado numa gaveta porque alguém esqueceu de lançar. Só não digo que é perfeito, pois para mim, seria SE houvesse uma pequena ousadia em adicionar um detalhe mais moderno e genial que lhe desse uma personalidade totalmente única, singular ao que geralmente é feito.
Sem morte permanente o jogo te convida à explorar com Marbles e Checkers todos os detalhes de cada fase e testar o que pode ou não ser feito com as mecânicas. O desafio de coletar tudo torna-se uma gostosa obrigação, não só no que está evidente, mas no que também se encontra oculto pelos cenários. Às vezes, mesmo sem querer, se descobre uma fase ou desafio bônus que te ensina e prepara em mecânicas que vão ser propostas mais à frente nas mais diversas situações. Os chefões não são difíceis, mas sim desafiadores, mantendo uma proposta acessível a qualquer jogador casual.

Com uma dificuldade equilibrada, o jogo convida tanto os veteranos quanto os novos amantes de plataforma e definitivamente se consagra como uma carta de amor, uma celebração de um gênero que sempre estará presente ao longo dos anos.. Eu me ví viajando no tempo e, ao mesmo tempo, percebia o quanto algumas mecânicas e propostas eram reutilizadas ao longo do tempo e até por gêneros semelhantes, que fizeram grande sucesso nos últimos 8 anos.
Essa vai ser inclusive, uma platina/milhetagem gostosa de conquistar!
WINDSWEPT chega amanhã (11) para as plataformas Nintendo, Xbox, Playstation e PC (Steam).
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