Sony demite artista de Ghost of Yotei, supostamente por piada com Charlie Kirk

Ghost of Yotei - cerejeiras - artwork
Compartilhe com seus amigos:

Um artista sênior de Ghost of Yotei foi demitido, supostamente após uma piada que ele fez sobre o assassinato de Charlie Kirk.

Conforme relatado pelo Kotaku, Drew Harrison, um desenvolvedor sênior de visuais de personagens e artista de texturas da Sucker Punch Productions, foi supostamente demitido menos de 24 horas após fazer uma piada no X sobre o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk em 10 de setembro de 2025.

Em uma série de tweets agora excluídos, Harrison, uma veterana de dez anos na Sucker Punch Productions, alegou que foi alvo de uma campanha de assédio que incluiu vários telefonemas anônimos após a postagem, com usuários do X, como Mark “Grummz” Kern, pedindo um boicote à Ghost of Yotei e que Harrison fosse demitida do estúdio.

Em 12 de setembro, Harrison relatou no X que havia sido demitida.

“Se lutar contra o fascismo foi o que me custou o emprego dos sonhos que tive por 10 anos, eu faria isso de novo, 100 vezes mais forte”, escreveu Harrison.

A Sony confirmou em um e-mail enviado ao Kotaku que havia rompido com o artista.

“Drew Harrison não é mais funcionário da Sucker Punch Productions”, disse um porta-voz da Sony Interactive Entertainment à publicação.

Ontem (16), a Sucker Punch Productions postou um novo trailer de Ghost of Yotei no X, que recebeu inúmeras respostas pedindo um boicote ao jogo e vários usuários postando “RIP Charlie Kirk”.

A Sony e a Sucker Punch Productions não são as únicas empresas de jogos que enfrentam pressão para demitir funcionários por causa de postagens relacionadas à morte de Charlie Kirk. Square Enix, Warhammer/Games Workshop, Bethesda e Activision Blizzard estão entre outras que enfrentam reações negativas nas redes sociais.

Em resposta a um tópico listando funcionários da Activision Blizzard que estão “destruindo Charlie Kirk”, o proprietário do X, Elon Musk, marcou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em uma publicação em 12 de setembro de 2025, perguntando: “O que está acontecendo aqui?”

Mais tarde, naquele mesmo dia, a Microsoft postou o seguinte em sua conta oficial do X:

“Estamos cientes das opiniões expressas por um pequeno grupo de nossos funcionários sobre eventos recentes. Levamos questões como esta muito a sério e estamos analisando cada situação individualmente. Comentários que celebram a violência contra qualquer pessoa são inaceitáveis ​​e não condizem com nossos valores.” – Microsoft

Fonte: GamesIndustry.biz 

Veja também: A demo de Little Nightmares III já está disponível

Rolar para cima