A novela chega ao fim! A Naughty Dog vem à publico comunicar o cancelamento oficial do multiplayer de The Last of Us. Após relatos de que o desenvolvimento do tão aguardado jogo multijogador The Last of Us da Naughty Dog foi “desacelerado” no início deste ano, o estúdio anunciou que estava encerrando oficialmente o projeto, dizendo que não queria se tornar um “estúdio de jogos exclusivamente ao vivo”.
Toda a novela…
O modo multijogador da Naughty Dog foi inicialmente planejado para fazer parte de The Last of Us Part 2, mas o estúdio anunciou que estava separando as duas metades em 2019. Após anos de relativo silêncio sobre seu progresso, o codiretor do estúdio Neil Druckmann, apareceu em janeiro para confirmar que mais informações seriam reveladas“ainda este ano” – mas em vez disso, trouxe a notícia de que o projeto precisava de“mais tempo”.
Pouco depois, um relatório de Jason Schreier, da Bloomberg, afirmou que a Bungie, estúdio de Destiny, estava avaliando individualmente muitos dos “jogos como serviço” da Sony, desde que foram adquiridos pela empresa. A mesma levantou preocupações sobre a “capacidade do modo multijogador de The Last of Us de manter os jogadores envolvidos por um longo período de tempo”, resultando na Sony reduzindo a equipe para apenas um “pequeno grupo” enquanto avaliava a direção do projeto.
E agora, cerca de 7 meses depois, o título multijogador de TLOU2 foi oficialmente cancelado.“Percebemos que muitos de vocês estão esperando notícias sobre o projeto que chamamos de The Last of Us Online” , declaram. A Naughty Dog escreveu um declaração confirmando a notícia em seu site. “Não há uma maneira fácil de dizer isso: tomamos a decisão incrivelmente difícil de interromper o desenvolvimento desse jogo.”
“Sabemos que esta notícia será difícil para muitos”, disse ele. Continuou, “especialmente nossa comunidade dedicada de The Last of Us Factions, que tem seguido ardentemente nossas ambições multijogador. Estamos igualmente arrasados no estúdio, pois estávamos ansiosos para colocá-lo em suas mãos.”
A Naughty Dog diz que embora a jogabilidade de The Last of Us Online tenha provado ser “refinada e satisfatória” durante a fase de pré-produção do seu desenvolvimento, “ao avançar para a produção total, o enorme alcance da nossa ambição tornou-se claro”.
Essencialmente, o estúdio afirma que os recursos necessários para apoiar o “conteúdo pós-lançamento nos próximos anos” seriam realmente necessários e comprometeriam severamente sua capacidade de desenvolver futuros jogos single player. E quando confrontado com a escolha entre se tornar um “estúdio de jogos exclusivamente ao vivo” ou continuando a “focar em jogos narrativos para um jogador que definiram a herança da Naughty Dog”, escolheu o último.
Novos títulos à caminho…
No mesmo comunicado, a Naughty Dog cita: “Estamos imensamente orgulhosos de todos no estúdio que tocaram neste projeto”. Sua declaração foi concluída assim: “Os aprendizados e investimentos em tecnologia deste jogo serão levados em consideração na forma como desenvolvemos nossos projetos e serão inestimáveis na direção que estamos tomando como estúdio. Temos mais de um jogo single player ambicioso e totalmente novo em que estamos trabalhando aqui na Naughty Dog e mal podemos esperar para compartilhar mais sobre o que vem a seguir quando estivermos prontos.”
O estúdio ainda não compartilhou quaisquer detalhes sobre seu “novo” projetos single-player, mas sabemos que está trabalhando em uma remasterização de The Last of Us Part 2 para PlayStation 5 com lançamento em 19 de janeiro do próximo ano. Acrescenta, entre outras coisas, um novo modo de sobrevivência roguelike chamado No Return.
Certamente, um dos jogos “novíssimos” é provavelmente o terceiro jogo altamente aguardado da série The Last of Us , que tem há muito tempo há rumores de que está em desenvolvimento. Porém pode ser que mais títulos estejam “no forno”, como uma nova IP de ficção científica que a base de fãs acredita existir, segundo o costume da Naughty Dog que vive soltando easter egg dos seus próximos títulos nos jogos que lança.
Durante anos, ninguém percebeu que a primeira dica pública de que The Last of Us estava em desenvolvimento, por exemplo, poderia ser vista em um artigo de jornal encontrado nas seções de abertura de Uncharted 3: Drake’s Deception.
É por isso que um boato específico sobre ficção científica persiste na Internet desde o lançamento de The Last of Us. Ao longo desse jogo, Joel e Ellie puderam descobrir histórias em quadrinhos colecionáveis baseadas em um IP chamado Savage Starlight, um in- série de aventura de ficção científica do universo ambientada no ano de 2186.
Em comparação com provocações anteriores, o boato de Savage Starlight sempre pareceu muito aberto e quase como um estratagema deliberado criado para desviar a atenção de outros rumores. Em 2013, quando o boato estava no auge, a Naughty Dog visitou publicamente a sede da SpaceX de Elon Musk, o que, se não for diferente, dá credibilidade a alguma forma de jogo com tema de ficção científica que está sendo pelo menos considerado.
E não é do nada, esse interesse da Naughty Dog em ficção científica. Afinal o estúdio detém na suas franquias a série Jak and Daxter, que tem como tema a fantasia e a ficção científica. É certamente um indicio.
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