O header da divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer, está no Brasil para a CCXP 2023 e em entrevista, revelou que a Xbox está “trabalhando ativamente” no lançamento de uma loja móvel que irá competir com empresas como Apple e Google.
Phil Spencer, disse que a entrada no mercado mobile é uma “parte importante” da estratégia da empresa.
“[É] algo em que estamos trabalhando ativamente hoje, não apenas sozinhos, mas conversando com outros parceiros que também gostariam de ver mais opções sobre como podem monetizar por telefone”, afirmou Spencer.
Spencer não teceu comentário sobre prazo específico para o lançamento da loja online do Xbox. No entanto, ele sugeriu que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde. “Não acho que isso demore vários anos”, disse Spencer. “Acho que isso é mais cedo do que isso.”
Em seguida, disse: “Falamos sobre escolha, e hoje em seus celulares você não tem escolha… Para garantir que o Xbox não seja relevante apenas hoje, mas nos próximos 10, 20 anos, vamos ter que ser forte em muitas telas.”
Há muito se diz que o Xbox estava procurando construir uma loja de jogos para dispositivos móveis Xbox. Notícias sobre esta próxima loja surgiram em outubro do ano passado, como parte da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido na compra da Activision Blizzard King pela Microsoft por US$ 68,7 bilhões. King é o braço móvel da cia. Em agosto, Spencer chegou a declarar que a importância do celular para a Xbox continuar a aumentar seu público.
“A razão pela qual estamos discutindo a aquisição com a Activision Blizzard King é em torno de sua capacidade móvel”, declarou Spencer, reconhecendo que isso é algo que o Xbox simplesmente não tem no momento.
“Obviamente, já temos Call of Duty em nossa plataforma, já temos Diablo em nossa plataforma. Portanto, não se trata de novos jogos aos quais os jogadores do Xbox não têm acesso hoje. Trata-se de uma capacidade móvel e de algumas ambições mais amplas que temos na maior plataforma de jogos, que são os celulares.”
Sobre a situação da Xbox no Brasil e suas polêmicas
Spencer foi bem evasivo em discutir o que atualmente acontece com o Xbox no Brasil e suas polêmicas, como a do aumento do console no Brasil. Em entrevista para a apresentadora e criadora de conteúdo Haru, Spencer mencionou a relação com a comunidade brazuca: “Obviamente houve muitas reações sobre nossos preços recentes, e intensidade nos feedbacks que recebemos da comunidade. Estamos nesse mercado há 17 anos como Xbox. Já fizemos fabricação nacional de consoles, por exemplo. Realmente escutamos os jogadores — nem sempre fazemos o que eles querem, mas eu amo como os fãs brasileiros e a comunidade são apaixonados e nos dão suporte. No entanto, também sei que esse entusiasmo vem à tona quando eles têm feedbacks.”
Veja também: Lost Skies: o novo jogo da Bossa Games