Após o caos causado pelas demissões no Xbox, o fundador da Arkane Studios, Raphael Colantonio, compartilhou suas críticas ao Xbox Game Pass, rotulando-o indiretamente como “o elefante na sala”.
Embora existam vários defensores do modelo do Game Pass, também existem outros, como o ex-presidente da Arkane Studios, que consideram o serviço de assinatura prejudicial ao setor.
Na última semana, as demissões em massa na Microsoft, controladora do Xbox, devastaram o cenário dos games. Além das demissões de milhares de pessoas, a medida levou ao cancelamento de vários títulos em desenvolvimento, como o remake de Perfect Dark, e também resultou no fechamento de alguns estúdios.
Em meio a tudo isso, a comunidade gamer tem apontado os diferentes fatores possivelmente responsáveis pela onda de demissões em andamento. Em um desses casos, Colantonio, conhecido por comandar vários jogos de sucesso da Arkane Studios , deixou claro seu posicionamento sobre o papel do Xbox Game Pass.
Em uma publicação no Twitter, Colantonio afirmou que o Xbox Game Pass era um “modelo insustentável” que vinha sendo “cada vez mais prejudicial” à indústria ao longo dos anos.
Ele opinou que o serviço de assinatura não poderia coexistir com outros modelos, como a compra individual de jogos. Em seguida, afirmou que os responsáveis por isso ou eliminariam outras formas de acesso aos jogos ou, eventualmente, abandonariam o serviço de assinatura do Xbox.

Revelando o que, em sua opinião, era a “única maneira” de o Game Pass coexistir sem “prejudicar a todos”, Colantonio sugeriu que tal cenário seria possível se o serviço, que oferece lançamentos de primeira linha em seu nível mais alto, se limitasse a títulos em atraso.
Além dessa oferta do Xbox, o desenvolvedor francês ainda sugeriu que os títulos do serviço ativo e o péssimo estado dos jogos no lançamento seriam os outros fatores responsáveis pelo “período difícil” da indústria.
Fundador da Arkane Studios critica o Xbox Game Pass
Why is no-one talking about the elephant in the room? Cough cough (Gamepass)
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025
I think Gamepass is an unsustainable model that has been increasingly damaging the industry for a decade, subsidized by MS’s “infinite money”, but at some point reality has to hit. I don’t think GP can co-exist with other models, they’ll either kill everyone else, or give up.
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025
(Lol)
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025
Gamepass is only proditable if you ignore the 100 billions that MS spent in acquiring content for GP such as Zenimax and Activision. It’s a spreadsheet trick where they don’t put that detail in a profit and loss section, but instead in the amortization over time.
Falando sobre o aspecto da lucratividade, Colantonio afirmou que o Xbox Game Pass só era lucrativo devido a um “truque de planilha” e que as coisas seriam diferentes se levarmos em conta o
dinheiro que a Microsoft gastou na aquisição de estúdios para inundar o serviço de assinatura com conteúdo.
O diretor de jogos, que atualmente comanda a WolfEye Studios, também disse que o serviço era um “jogo longo” e que era necessário “lançar um tsunami” no ecossistema da indústria de jogos. Ele acrescentou que, com o tempo, os jogadores passarão a “odiar” o Xbox Game Pass assim que “perceberem os efeitos nos jogos”.
Recentemente, a desenvolvedora de Revenge of the Savage Planet também foi notícia por criticar o serviço de assinatura do Xbox, confirmando que vários desenvolvedores notáveis têm uma opinião específica sobre o Game Pass no momento.
Apesar disso, a gigante dos consoles não parece estar desacelerando o desenvolvimento do serviço de assinatura, que agora deve receber toneladas de títulos retrô em seu catálogo em breve.
Fonte: GameRant
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