Ex-desenvolvedor da Rockstar Games fala sobre o desenvolvimento do GTA 7

Grand Theft Auto 7 - Grand Theft Auto VII
Compartilhe com seus amigos:

O ex-desenvolvedor da Rockstar Games, Obbe Vermeij, que trabalhou em vários títulos da série Grand Theft Auto entre 1995 e 2009, afirmou que o desenvolvimento de Grand Theft Auto 7 provavelmente será mais barato que o de GTA 6, graças à crescente popularidade da IA.

Embora Grand Theft Auto 6 ainda nem esteja nas mãos dos jogadores, Vermeij já discute como será o desenvolvimento de seu sucessor, mesmo que o título provavelmente esteja a uma década do lançamento.

Com Grand Theft Auto 5 completando quase 12 anos, os fãs da série aguardam pacientemente o próximo título da franquia. Embora a Rockstar Games tenha revelado Grand Theft Auto 6 inicialmente em 2023, os fãs ainda têm pouco menos de um ano até que o aguardado título esteja em suas mãos.

O lançamento de Grand Theft Auto 6 estava inicialmente previsto para o outono de 2025, mas a Rockstar Games recentemente tomou a difícil decisão de adiar seu lançamento para 26 de maio de 2026, para dar ao estúdio mais tempo para aprimorar as coisas.

Em um comunicado nas redes sociais, a Rockstar afirmou que o objetivo é “superar as expectativas”, e é por isso que Grand Theft Auto 6 foi adiado para oferecer aos jogadores o nível de qualidade esperado do estúdio.

Rumores em torno do ridículo orçamento de US$ 2 bilhões de Grand Theft Auto 6 circulam desde os infames vazamentos de 2022, mas a Take-Two Interactive, empresa controladora da Rockstar Games, recentemente negou essas alegações.

O orçamento do título ainda está em torno de US$ 1 bilhão, de acordo com a Take-Two, mas o ex-desenvolvedor da Rockstar Games, Obbe Vermeij, acredita que o sucessor do jogo pode ser mais barato de criar graças ao uso de IA. Em uma nova entrevista com a Kiwi Talkz (via Dexerto), Vermeij disse que certos elementos, como a criação de mapas e cutscenes, serão “assumidos pela IA” nos próximos cinco anos.

“Minha previsão é que GTA 7 será mais barato de fazer do que GTA 6 “, disse o ex-desenvolvedor da Rockstar.

Ex-desenvolvedor afirma que GTA 7 pode ser feito com IA

É verdade que vai demorar muito tempo até que a teoria de Vermeij seja comprovada. Mas o desenvolvedor especula que “a maior parte do trabalho provavelmente será substituída” por recursos como a IA. “Digamos que você faça uma cena de corte.

Todos os personagens na cena de corte poderiam ser renderizados por uma IA, incluindo a conversa, se você simplesmente descrevesse a cena”, diz ele. No entanto, Vermeij admite que ainda haverá artistas que farão “um monte de coisas criativas de alto nível” e também desenvolvedores para corrigir falhas e bugs. Ele também observa que provavelmente ainda haverá desenvolvedores que escreverão a história e trabalharão no lado mais criativo do jogo.

Embora a IA esteja se tornando cada vez mais popular no mundo dos jogos, os fãs frequentemente têm uma visão desfavorável dela. Vale ressaltar que a IA tem sido usada no processo de desenvolvimento de jogos há muitos anos, mas o uso crescente de IA generativa tem causado muita controvérsia nos últimos anos.

A 11 Bit Studios, por exemplo, recentemente se viu em maus lençóis com jogadores por não divulgar o uso de IA generativa em The Alters . O estúdio então se desculpou com os fãs e alegou que o texto gerado pela IA foi usado como um espaço reservado e não deveria ser incluído na versão final do jogo.

É claro que os comentários de Vermeij são apenas especulações, já que a desenvolvedora deixou a Rockstar Games em 2009, após o lançamento de Grand Theft Auto 4. Há também a possibilidade de a Rockstar optar por se concentrar em algumas de suas outras IPs após o lançamento de Grand Theft Auto 6, como uma possível sequência de Bully ou um terceiro jogo da série Red Dead Redemption.

Por enquanto, todos os olhos estão voltados para Grand Theft Auto 6 , que será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X/S em 26 de maio de 2026.

Fonte: GameRant

Veja também: O jogo de terror psicológico Total Chaos assusta com o lançamento no 4° trimestre de 2025

Rolar para cima