Elden Ring Nightreign – Resenha

Elden Ring Nightreign
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Elden Ring Nightreign chegou em 30 de maio de 2025 batendo 2 milhões de vendas no lançamento e acumulando 3,5 milhões de vendas em 3 dias. Jogada certa da FromSoftware, mesmo com uma certa turbulência envolvendo os primeiros dias de jogo, com ploblemas de rede e má performance com algumas placas de vídeo do mercado.

Em poucos dias tudo foi se estabilizando e os fãs se renderam ao jogo. Mas estamos falando de fãs da franquia. E quem não é, como fica? Vem que eu te conto!

ELDEN RING: NIGHTREIGN iniciando a sessão

Sobre o jogo

Nightreign ocorre nas Terras Entre, em uma linha do tempo paralela aos eventos de Elden Ring, ramificando-se da 
Shattering. A Maré da Noite, uma parede invasora de chamas violetas e chuva implacável, ameaça a terra de 
Limveld e sua Fortaleza da Távola Redonda. Uma Sacerdotisa em um manto branco com capuz e máscara de prata incita os Noturnos a se unirem e evitarem uma catástrofe iminente.

Os jogadores devem sobreviver duas noites antes de enfrentar o Senhor da Noite além de uma porta em uma árvore petrificada.

Elden Ring Nightreign convida você a encarar a ação intensa desta aventura multiplayer ao longo de três dias de jogo, com uma série de chefes magníficos.

ELDEN RING: NIGHTREIGN enfrente a noite!

Adquira armas poderosas, sobreviva às duas primeiras noites com outros dois companheiros de equipe e derrote o chefão final na última noite. Assuma o comando dos Viajantes da Noite, heróis que contam com habilidades únicas e estilo de jogo próprio. Mesmo sendo poderosos sozinhos, eles se tornam ainda mais formidáveis ao unirem forças com outros para vencer a noite.

Gráficos, Sons e Jogabilidade

O jogo está disponível para a geração de consoels atual e anterior e notadamente nas duas gerações apresenta lindos gráficos. Como sempre nos trabalhos da FromSoftware, o gamedesign surpreende com os detalhes, luzes, sombras, animações e movimento. Trilha sonora envolvente e performance de som muito boa seja na TV, Home Theater ou headsets.

Os controles de Nightreign e seu comportamento são característicos dos souls da FromSoftware, embora eu tenha uma cisma com o desenho do mapa de controles, não gostei de como alguns comandos foram diagramados. Poderia ter uma opção mais dinâmica de posicionamento com os dedos mais ativos que seguram os controles.

E o veredicto é…

Minha única experiência com “soulslikes” vem de Bloodborne, um clássico da FromSoftware. Lá, para mim, o mapeamento de controles é perfeito, além de ser um pouco mais intuitivo. Mas essa é apenas uma pequena comparação, já que Elden Ring: Nightreign apresenta aos jogadores — e aos fãs — uma proposta diferente de vivenciar o universo FromSoftware: um battle royale de Elden Ring.

Sim, Elden Ring Nightreign é um “Fortnite” de Elden Ring, reunindo uma grande arena com os principais chefões dos títulos da Fromsoftware pra deleite dos fãs. O spin-off é uma grande sacada de fato, mas aqui parece que a Fromsoftware quis fazer um jogo para os verdadeiros fãs da franquia.

Simpatizantes e curiosos de souls ficam meio que de fora, pois iniciar o game levando cacete, sem orientação clara de como as coisas rolam e ir parar num confronto direto com o grande chefe do jogo, para levar uma surra em poucos segundos e se surpreender que aquilo foi um tutorial, torna-se uma experiência negativa.

ELDEN RING: NIGHTREIGN confronto contra chefão

Ter um Elden Ring multiplayer cooperativo é uma grande sacada, mas controlar isso dentro de um regime de battle royale, com um implacável afunilamento de área em um ambiente que, até então, oferecia total liberdade de exploração, é assustador para quem não faz a mínima ideia do que é um soulslike. Se algum curioso comprar o jogo na inocência, é certo que, em poucos minutos de gameplay, se fruste ao ponto de pedir rembolso.

E não vejo nenhum problema nisso, mas, para mim, fica estranho — quase desdenhoso — fazer um jogo estritamente nichado, quando sempre é bom conquistar novos públicos. Quem sabe algo um pouco mais fácil, menos cadenciado, mais instrutivo, com uma opção como a que foi apresentada recentemente em DOOM: The Dark Ages, em que, a qualquer momento, você pode mudar a dificuldade da gameplay, caso tenha pegado rapidamente o espírito das coisas e sinta que pode se desafiar um pouco mais.

Claramente jogar solo neste modo é um grande desafio mas em coop com até 3 guerreiros na tela certamente pode ficar mais fácil, mais divertido. Mas há um pecado mortal cometido pelos desenvolvedores do jogo de não oferecer comunicação de áudio para os jogadores em coop. Muitos têm buscado o Discord pra sanar este problema. Mas pra quê tornar tudo mais fácil, não é?

Eu experimentei e continuarei a jogar, aos poucos entendendo toda essa dinâmica. Na geração passada, joguei no PS4 Pro, no qual o jogo se apresentou redondinho, com pouquíssimas falhas técnicas que não me aborreceram nem um pouco. Já na geração atual, pude conferir que o jogo está ainda mais bonito, dinâmico e fluido.

Elden Ring: Nightreign já está disponível e fervilhante para PlayStation, Xbox e PC (Steam).

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