Desolatium é um game point & click de mistério, investigação e puzzles, inspirado nos mitos fantasiosos da obra de H.P. Lovecraft, famoso escritor americano que revolucionou o gênero de terror, ficção estranha, científica, fantasia e horror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.
Impressões do gameplay
O jogo tem bons gráficos, inclusive conta com captura de lugares reais e tem um som bem executado, com trilha sonora bem condizente. O grande lance do jogo é sua estória. Você joga na pele de 4 personagens interligados, em cada fase com um deles e suas situações e o interessante é que já começamos o game numa situação envolta em mistério e à cada avanço vamos entendendo qual é o papel de cada um e que é necessário estar bem atento aos diálogos e informações.
Fazia tempo que eu não jogava um game neste estilo e a sensação foi bem bacana, o jogo imprime um clima bem desolado mesmo, e distribuindo bem os pedaços de informações, motivando o jogador à continuar desvendando.
Eu achei o game bem dinâmico, a duração de cada fase vai depender o quanto você está focado. Inclusive os trophy hunters podem ficar tranquilos que o jogo tem uma lista de troféus bem justa e platina mediana. Eu notei de forma espontânea sobre um troféu, justamente que por curiosidade de exploração, a interação com um item me presenteou com um.
Já faziam umas 2 horas de jogatina quando dei por mim o quanto a estória, diálogos e documentos que a gente lê situam bem a gente do que a estória trata. A execução do som é bacana, numa das fases em que é usado o artifício do direcionamento sonoro para localizar um item, a gente percebe o zelo da Soedesco em entregar um game honesto.
Desolatium conta inclusive com HDR, que estando nos consoles base da geração anterior é possível desfrutar da tecnologia nas tvs que suportam. Um ponto técnico que eu acho bem bacana de contar.
Os controles são simples, o game inclusive salva à todo momento, o que é bom para uma narrativa deste tipo, pois até por um imprevisto em que você precise abandonar a jogatina, pode retomar do exato ponto em que parou. Desde o início, quando me deparei com alguns diálogos e documentos que eu não pude guardar/levar comigo, eu fiz uso de papel e caneta para anotar alguns nomes e dados. Deu bom, há um momento que é primordial no gameplay você ter aquela informação guardada!
E o veredicto é…
Desolatium é um game que merece sua atenção. Pode até não ser um gênero muito popular ou até mais parado do que a gente gosta em qualquer jogo “investigativo”. Mas aquele elemento principal que é uma boa estória e que te instiga à saber mais sobre é o que mais atrai num point & click. Confesso que o jogo me remonta à décadas atrás em jogos de exploração investigativa e mistério que haviam no PC e no PS One e esse saudosismo é bom!
Desolatium está disponível nas plataformas Xbox One e Series S/X, Nintendo Switch, Playstation 4 e 5 e PC(Steam). Confira nosso gameplay:
Veja também: Ebenezer and the Invisible World, um metroidvania “natalino” chega hoje aos consoles e PC