A série Call of Duty parece estar em declínio, já que novos dados revelam que o número de jogadores de Black Ops 6 é o menor da franquia em anos. Embora Call of Duty: Black Ops 6 tenha tido um lançamento extremamente bem-sucedido, tornando-se o primeiro título da série a ser lançado no Xbox Game Pass em seu primeiro dia, isso não parece ter sido suficiente para fazer com que os jogadores voltassem para mais.
Após seu lançamento para PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series X/S e PC em outubro de 2024, Black Ops 6 rapidamente quebrou recordes da franquia Call of Duty , tornando-se o maior lançamento da história da série. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que Black Ops 6 havia estabelecido um novo recorde de jogadores no primeiro dia, bem como de assinantes do Xbox Game Pass.
Embora Modern Warfare 2 e Modern Warfare 3 já estejam disponíveis no lucrativo serviço de assinatura da Microsoft, Black Ops 6 se tornou o primeiro título da série a ser lançado no Game Pass no primeiro dia, o que é especulado como o principal motivo do enorme sucesso do jogo de tiro.
A contagem de jogadores de Call of Duty continua diminuindo
Infelizmente, apesar de um lançamento recorde e de críticas amplamente positivas de jogadores e críticos, a contagem de jogadores de Call of Duty: Black Ops 6 diminuiu rapidamente. Embora os números do console sejam desconhecidos, os gráficos do Steam mostram um declínio massivo de jogadores em comparação com os anos anteriores , e agora mais dados oficiais parecem mostrar uma tendência preocupante para a série.
Conforme relatado pelo The Game Business, com dados da Ampere, a contagem de jogadores de Call of Duty continuou a cair nos últimos anos. Em março de 2023, a série atraiu 22,4 milhões de jogadores, mas março de 2024 viu uma queda considerável, com apenas 20,8 milhões de jogadores. Embora o declínio deste ano não tenha sido tão drástico, ele continua a cair, com Black Ops 6 atraindo 20,6 milhões de jogadores em março de 2025.

Dito isso, a estreia de Black Ops 6 no Xbox Game Pass foi claramente um sucesso, já que dados mostram que 33,7 milhões de pessoas jogaram o jogo de tiro no ano passado. Em comparação, Call of Duty: Modern Warfare 3 , lançado em 2023, teve 13 milhões de jogadores a menos.
Provavelmente, há dois motivos para isso, sendo o principal o fato de não ter sido um título do Xbox Game Pass lançado no primeiro dia. O segundo motivo é que Call of Duty: Modern Warfare 3 recebeu críticas extremamente negativas de críticos e jogadores, principalmente devido à campanha curta e sem graça incluída no título.
O motivo pelo qual o número de jogadores de Black Ops 6 caiu tanto continua sendo um tópico para debate, mas provavelmente há uma infinidade de razões diferentes. Com o título disponível no Xbox Game Pass, há uma grande chance de que os jogadores tenham simplesmente migrado para outros ótimos títulos do serviço depois de experimentar o jogo de tiro.
Quanto aos fãs fervorosos de Call of Duty , problemas com trapaceiros tanto em Warzone quanto em Black Ops 6, bem como controvérsias em torno de microtransações e itens cosméticos, provavelmente fizeram com que muitos jogadores se afastassem da série.
Fonte: GameRant
Veja também: O RPG de ação em mundo aberto Sir Whoopass: Immortal Death; está disponível para PS5 e Xbox Series