Carry Onward – Resenha

Carry Onward key art
Compartilhe com seus amigos:

Em janeiro de 2024, Carry Onward, publicado pela Nejcraft e desenvolvido por Andrey Chudaev chegou oferecendo uma curta aventura narrativa. E só não imaginava o quanto tão curta seria. E me levantou a questão: Será que vale como videogame? Será uma simples experiência narrativa?

Onde este jogo me divertiu? Vale o preço cobrado?

Sobre o Jogo

Carry Onward é um curto jogo narrativo emotivo que acompanha Thomas, um homem enlutado, enquanto ele embarca em uma jornada de auto-descoberta ao arrumar sua casa. Vivencie sua busca por cura e esperança enquanto ele se prepara para deixar para trás a casa que um dia compartilhou com sua amada esposa.

São questões reflexivas sobre como seguir em frente e por que seguir.

Gráficos, sons e jogabilidade

Temos aqui um jogo com vista de cima para baixo, com gráficos pixel art sofisticados em estética que combinam elementos de arte tradicional e moderna. O controle do personagem não é 100% preciso e em muitas vezes os comandos não respondem, fazendo com que você tenha que RECOMEÇAR o jogo.

E o veredicto é…

Carry Onward, tem um tema muito interessante e infelizmente para por aí. A proposta de uma gameplay narrativa até é boa, mas para um jogo com bastante conteúdo, é melhor. O jogo é curtíssimo.

Creio que entre 15 e 20 minutos você já conclua sua história que tem cerca de 5 “finais” diferentes. Pois são o mesmo número de troféus disponíveis para conquistar. Infelizmente o jogo só tem indioma em inglês o que dificulta ainda mais previamente de alguém arriscar joga-lo.

Não quer dizer que a história de Thomas não seja boa. Como eu disse o tema é interessante e comovente, mas falta conteúdo. Talvez o grande ponto de Carry Onward seja a perspectiva de solitude ou superação individual e solitária. Eu não fiquei totalmente desapontado com o título, pois já tinha em mente seu formato e duração, que na descrição oficial é revelada. Mas não esperava que fosse tão curto, com uma narrativa que não aprofunda e explora um tema que merece discussão.

Carry Onward está disponível no PC (via Steam), PlayStation 4 & 5 e Nintendo Switch.

Veja também: KARMA: The Dark World – Resenha

Rolar para cima