O criador do Smash Bros, Masahiro Sakurai, é homenageado pelo governo japonês!

Masahiro Sakurai - foto

O criador de Super Smash Bros e Kirby, Masahiro Sakurai, recebeu um prêmio do governo japonês. A Agência de Assuntos Culturais do governo listou Sakurai como um dos ganhadores do Prêmio Anual de Incentivo à Arte para Novos Artistas.

De acordo com a Agência, o prêmio é “concedido a pessoas cujas realizações excepcionais abriram novas perspectivas em um determinado ano”.

Embora o fato de Sakurai trabalhar no desenvolvimento de jogos há mais de 35 anos sugira que ele não é um artista “novo”, seu prêmio não é por seu trabalho como desenvolvedor, mas sim por sua série no YouTube, Masahiro Sakurai sobre a criação de jogos.

Em uma declaração explicando por que Sakurai recebeu o prêmio, a Agência disse: “Masahiro Sakurai fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da indústria de jogos ao compartilhar seu conhecimento sobre produção de jogos amplamente pelo YouTube em um formato fácil de entender e acessível com um enredo coerente.”

“Uma versão em inglês também foi lançada, e sua influência se espalhou não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, e acreditamos que isso é o suficiente para lhe render o Prêmio de Incentivo à Arte.” – Agência de Assuntos Culturais do Japão

Masahiro Sakurai post

Sakurai respondeu ao prêmio no X, observando que na semana passada ele também recebeu um prêmio pelo conjunto da obra na premiação da Association of Media in Digital no Japão.

“Fui recentemente selecionado como ganhador do AMD Award for Lifetime Achievement, e agora fui premiado com o Agency for Cultural Affairs’ Art Encouragement Prize”, escreveu Sakurai. “Isso significa que posso me chamar de uma pessoa cultural? Obrigado!”

Sakurai começou sua série no YouTube em 2022 e postou o episódio final em outubro de 2024 com uma homenagem a Satoru Iwata.

No ano passado, Sakurai disse que “ainda estava criando jogos por enquanto” , apesar de ter afirmado anteriormente em 2022 que estava “semi-aposentado” após o lançamento do personagem DLC final do Super Smash Bros Ultimate.

“Quanto a mim, ainda estou criando jogos por enquanto, mas também estou fazendo este canal no YouTube”, disse Sakurai na época. “Eu nunca tinha feito nada parecido antes de começar, então, de certa forma, você pode dizer que eu também não fiquei exatamente parado.”

Ele então revelou no penúltimo episódio de sua série no YouTube que havia iniciado a produção de seu próximo projeto de jogo em 2022, dizendo: “Sinto muito não poder compartilhar mais sobre este projeto, mas supondo que consigamos fazê-lo, ele deve ser anunciado mais cedo ou mais tarde.”

Super Smash Bros. Ultimate foi lançado em dezembro de 2018 e contou com um robusto DLC que incluiu o lançamento de 13 novos personagens ao longo de um período de três anos, elevando o elenco final para 89 lutadores.

Fonte: VGC

Veja também: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Hinokami Chronicles 2 será lançado em 5 de agosto

Rolar para cima