O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, soltou à pouco, uma surpreendente noticia em seu X(antigo Twitter): Jim Ryan, deixa a Playstation após quase 30 anos de Sony!
Segundo o jornalista, a informação de que Jim Ryan deixa a Playstation teria sido obtida de um email interno da Sony para funcionários que fora compartilhado. Ryan atuava como CEO da Playstation desde fevereiro de 2019.
Em comunicado oficial, a Sony anunciou até o substituto escolhido: Hiroki Totoki, que assumirá o cargo interinamente em abril de 2024. Totoki é o atual COO e CFO da própria Sony e já em outubro de 2023 também assumirá o cargo de presidente da Playstation para “auxiliar o Sr. Ryan em sua transição”, de acordo com a Sony. Jim alega na sua declaração que o motivo seria a distância de continente entre casa e trabalho.
A notícia de que Jim Ryan deixa a Playstation veio no mesmo dia em que os jogos gratuitos da PS Plus de Outubro foram divulgados, o que dividiu opiniões entre os assinantes do serviço que estão descontentes com o recente aumento de valor do planos de assinatura da PS Plus(Essencial, Extra e Deluxe) em mais de até 40%. É interessante notar também que a saída vem um dia após a Sony abrir uma investigação contra um grupo hacker que sequestrou dados da empresa, além da possível conclusão da venda da Activision para Microsoft, uma união que Ryan lutou contra.
Mas a trajetória de Ryan foi de sucesso. No últimos meses de Ryan comandando a Playstation, foi anunciado em julho que o PlayStation 5 vendeu mais de 40 milhões de unidades no 1 semestre e a empresa de games que obteve maior receita no mundo em 2022. Resta saber agora se durante a fase interina de Totoki, teremos boas novidades no serviço de assinatura, principalmente no que tange à preços.