Na CES 2025, foi revelado algo bastante interessante sobre o uso de ray-tracing no título Doom: The Dark Ages da id Software.
Quando o assunto é ray-tracing em jogos, normalmente é esperado melhorias nos reflexos e sombras, mas a desenvolvedora id Software confirmou que Doom: The Dark Ages usará ray-tracing para melhorar a jogabilidade.
Entrando em detalhes, Billy Khan, da id Software, explica que o ray-tracing consegue realizar a detecção precisa de acertos, o que é quase impossível sem o ray-tracing.
“Também pegamos a ideia do ray-tracing, não apenas para usá-lo em visuais, mas também na jogabilidade,” explica Billy Khan, diretor de tecnologia de Engine na id Software. “Podemos aproveitá-lo para coisas que não conseguíamos fazer no passado, como oferecer uma detecção de impacto precisa. Em Doom: The Dark Ages, temos materiais, shaders e superfícies complexos.”
“Então, quando você dispara sua arma, a detecção de calor consegue identificar se você está atingindo um pixel de couro ao lado de um pixel de metal. Antes do ray tracing, não conseguíamos distinguir facilmente entre dois pixels e acabávamos escolhendo um ou outro porque os materiais eram complexos demais.”
“O ray tracing consegue fazer isso em uma base por pixel e mostrar se você está atingindo metal ou até mesmo algo como pele. Isso torna o jogo mais imersivo e oferece um feedback direto ao jogador.”
O jogo será lançado em algum momento deste ano para PC, PlayStation 5, Xbox Series S|X e Game Pass.
Fonte: Tweaktown
Confira também: Helskate já está disponível