O veterano da indústria de jogos Martyn Brown morreu aos 57 anos.
Ele passou mais de 35 anos trabalhando com videogames e é mais conhecido por seu tempo na Team17, que ele cofundou em 1990. Durante seu tempo na editora e desenvolvedora, Brown ajudou a dirigir, produzir e criar mais de 50 videogames, incluindo as icônicas séries Worms e Alien Breed.
Nos anos desde o Team17, Brown formou o grupo de consultoria Insight For Hire e deu suporte a estúdios como Double Eleven, Exient e New Star Games. Ele também ajudou a montar o estúdio móvel da Activision, The Blast Furnace, em Leeds, em 2012.
Além de trabalhar diretamente com estúdios, ele foi uma figura influente na formação do grupo de networking Game Republic, no norte da Inglaterra, em 2003.
Ele deixa os filhos Jack, Harry e a enteada Darcy, além da esposa Heather.
“Martyn faleceu pacificamente durante o sono às 8h17, em 28 de dezembro de 2024, cercado pela família, após uma batalha prolongada contra uma série de derrames”, escreveu seu filho, Jack Brown . “Saiba que ele saiu em seus próprios termos, ouvindo sua música favorita e cercado por entes queridos.”
Várias homenagens foram publicadas por amigos e colegas da indústria nos últimos dois dias.
“Martyn era uma pessoa muito amigável e engraçada”, escreveu o diretor da Game Republic, Jamie Sefton, e compartilhou com o GamesIndustry.biz .
“Ele foi o primeiro a me receber na Game Republic – que ele cofundou em 2003 – e foi muito generoso com sua ajuda, conselhos e contatos. Nós compartilhamos o amor por máquinas de fliperama e também pelo clube de futebol Leeds United e assistimos a muitas partidas juntos. Demos a Martyn nosso prêmio GR Games Legend há apenas algumas semanas e ele ficou muito feliz em recebê-lo. Martyn era uma lenda de Yorkshire e da indústria não apenas para o Team17, mas também por seu incrível apoio e ajuda a muitos outros desenvolvedores e pessoas em jogos. RIP meu amigo.” – Sefton
Em uma homenagem emocional, o consultor da indústria de jogos, CTO e presidente do BAME in Games, Kish Hirani, escreveu: “Conheci Martyn Brown pela primeira vez em seu escritório Team17 quando meus engenheiros e eu (PlayStation Dev Services) visitamos seu estúdio. Foi em 2008, quando Worms 2 Armageddon estava sendo desenvolvido para PS3. Meus engenheiros passaram um tempo com a equipe e eu sentei com Martyn em seu escritório, avaliando a cultura ‘inteligência emocional’ da equipe, como sempre fiz com os estúdios que visitamos.”
“Nós nos demos muito bem e mal sabíamos que isso se tornaria uma amizade tão próxima quanto uma família. Ele tornou meu papel no PlayStation mais fácil, pois ele era extremamente bem conectado, especialmente no espaço indie. Se os desenvolvedores precisassem de ajuda ou conexões no PlayStation, ele sempre compartilhava meus detalhes para contato direto, o que nos ajudava a todos, já que abordar o PlayStation poderia parecer assustador, mas contato e colaboração são sempre uma coisa boa.
Ficamos muito mais próximos depois que fui demitido da PlayStation e consegui um projeto VR ultrassecreto com a Porsche em 2016. Como era um projeto remoto e minha única comunicação direta era com a sede da Porsche em Stuttgart, eu precisava de alguém para conversar ‘em voz alta’. Eu costumava ficar na casa dele e fazer as viagens anuais em grupo para Galway para seu aniversário em janeiro. Ele faria 58 anos no mês que vem.
Eu nunca fui um grande bebedor e nunca serei. Ele respeitava isso e ainda encontrava oportunidades para brincar comigo. Em uma festa da EGX, ele me perguntou o que eu gostaria de beber e eu disse: ‘Só uma taça de tinto, por favor’. Ele voltou com uma caneca de cerveja para ele e uma taça de vinho tinto britânica cheia para mim. Levei a noite toda, mas terminei.” – Kish Hirani
Ele acrescentou: “Eu obtive muita fama refletida (e uma boa dose de infâmia) pela associação com Martyn. Eu esperava que pessoas aleatórias da indústria se aproximassem de mim por causa de Martyn, ele era um conector natural de pessoas. Como na festa Nordic Game em São Francisco, GDC alguns anos atrás, quando Rico Homles veio e apenas me beijou na bochecha e proferiu três palavras que eu considero um distintivo de honra: “Amigo de Martyn Brown!”
“Vou sentir muita falta de você, meu querido amigo, meu irmão de outra mãe. Descanse em paz.”
O CEO da Cooperative Innovations, Simon Barratt, disse que se tornou amigo próximo de Martyn Brown nos últimos 19 anos e que é a pessoa de quem a indústria mais sentirá falta.
“Tivemos alguns momentos incríveis em viagens a Galway (uma peregrinação anual para seu aniversário), jogos de Perudo, casas flutuantes em Sausalito, apropriação de telefones de pessoas e viagens para partidas de Hull x Leeds… Martyn trouxe humor, cordialidade, conselhos práticos (às vezes brutais) e camaradagem onde quer que fosse. O impacto de Martyn através do Team17, Insight For Hire, Blast Furnace e New Star Games, assim como sua contribuição para a Game Republic, é lendário, mas é a pessoa que realmente tornou a vida um pouco mais divertida.” – Barratt
O advogado de videogame Tommy Persson compartilhou uma homenagem no Facebook após se encontrar frequentemente com Brown em vários eventos de videogame. “Tão engraçado, tão generoso, sempre a luz de uma festa, sempre travesso”, ele escreveu. “As conferências de videogame ao redor do mundo serão muito menos divertidas e divertidas sem você.”
A ex-líder de RP de videogames e coach de liderança Caroline Stokes concordou: “Martyn se importava. E como todos sabemos, ele era muito divertido”, ela escreveu.
“Da última vez que conversamos, antes da pandemia em São Francisco (em um bar), ele compartilhou algumas preocupações sobre a indústria e, do nada, como um homem que ‘conseguia ver através das coisas’, ele disse algumas coisas muito legais sobre o que eu fiz para e com as pessoas na indústria e que meu caminho era bom e que eu deveria continuar. Ele é a única pessoa que conheci na minha vida, além da minha avó, que conseguia falar de alma para alma. Alma do norte. Eu me senti abençoada por ter tido essa conversa.” – Stokes
O veterano em desenvolvimento de negócios Chris Buckley disse que, depois de imigrar para o Canadá, Brown costumava lhe enviar mensagens quando ele voava para o local para onde iria se mudar.
“Conheci Martyn em 2000 e então o vi em todos os shows em algum lugar do mundo pelos próximos 20 anos. Notícias tão tristes, obrigado por sempre ser você, ser um amigo e, bem, a indústria perdeu uma lenda.” – Buckley
Há inúmeras histórias de apoio e encorajamento não solicitados de Brown. Robert Troughton , um líder de jogos da Pitbull Studios, Coconut Lizard, Epic Games e mais, lembra-se de conhecê-lo em um pub em Londres durante os primeiros dias de formação da Pitbull Studios.
“Martyn me deu alguns conselhos excelentes, e isso realmente ajudou muito naqueles primeiros dias”, explicou ele.
“Ele estava sempre, sempre feliz em ajudar com conselhos, apresentações, e era tão fácil de conversar, não importava quem você fosse. Uma pessoa realmente sociável e muito querida por todos, seja aprendiz ou veterano experiente. Lembro-me de que na Develop em Brighton, ele estava super animado para tirar uma foto com Notch, que tinha acabado de fazer sucesso com Minecraft… e eu estou dizendo “mas… você é Martyn Brown. Ele deveria estar pedindo sua foto! Um cara incrível. Uma perda enorme, enorme para a indústria de jogos do Reino Unido” – Troughton
A veterana da indústria Kirsty Payne relembrou um incidente controverso: “Ele tinha um enorme senso de humor, era extremamente travesso, muito divertido, mas também gentil, atencioso e sempre se importava com seus amigos e mantinha contato com todos.”
“Quando ele me visitou… ele me trouxe as melhores tortas de porco/ovos escoceses e as únicas palavras cruzadas que tivemos ao longo dos anos, foi sobre #HandbagGate quando ele escondeu um prato cheio de goujons de peixe na minha bolsa na festa de lançamento do London Games Festival… Eu abri minha bolsa em uma reunião no dia seguinte com o fedor mais horrível e minha bolsa foi arruinada. Acho isso hilário agora, mas não achei muito engraçado na época.
Nem preciso dizer que o adorável Martyn me enviou uma linda bolsa de couro nova como forma de desculpas… Vou desenterrar aquela bolsa que ele me comprou há uns 20 anos, e vou estimá-la ainda mais agora. Adeus, seu adorável, adorável homem.”
O diretor sênior de publicação da Riot Games EMEA, Hannes Seifert, disse que foi uma grande honra ter conhecido Martyn Brown por mais de 28 anos.
“Estou feliz que nossos caminhos se cruzaram muitas vezes e sempre foi uma alegria. Que você descanse em paz. A luz da nossa geração de desenvolvedores está lentamente, mas constantemente, diminuindo. A sua foi uma das mais brilhantes. Você fará muita falta.” – Seifert
Fonte: GamesIndustry.biz
Veja também: [LISTA] Os 10 melhores FPS single player ou modo campanha da atualidade!