IREM Collection Volume 2 – Resenha

Muitas coletâneas retrô tem aparecido no mesmo tempo em que novos serviços aparecem bem como serviços de assinatura investem em catalogo retrô. IREM Collection Volume 2 é mais uma coletânea nesse meio com um port específico. A coletânea publicada pela ININ Games, que recentemente chegou aos consoles no mês de novembro e traz uma coleção mixada de títulos, alguns shooters de plataforma do tipo run and gun (que inspiraram a famosa franquia Metal Slug, da SNK.) e alguns do tipo shooter vertical

Sobre o jogo

IREM Collection Volume 2 traz o port dos seguintes títulos:

  • Air Duel (1990) – Este clássico shoot ‘em up vertical para fliperamas, lançado pela IREM no japão e posteriormente no ocidente, vem em versão japonesa, mas sem apresentar problemas de legendas. O jogo difere da maioria dos outros do gênero, pois os jogadores podem mudar a aeronave que usam no início de cada nível. O caça a jato sempre atira para frente; power-ups aumentam a largura e a força de seus tiros. O helicóptero dispara tiros mais finos e fracos, mas gira na direção em que se move dando a ele grande alcance; power-ups aumentam a força dos tiros, bem como o número de balas por tiro (adicionando um pequeno efeito de “dispersão” ao tiro enquanto se move).
  • GunForce (1991) – Run and Gun que inspirou Metal Slug, vem em duas versões: A original para fliperamas, de 91 e a portada pela Bits Studios para SNES, em 1992. Todas vem com a versão ocidental e também a japonesa. O jogo se destacava pela possibilidade de tiro em 8 direções além de direcionamento de cenário tanto na vertical quanto horizontal e a interação com o mais veriados tipos de veículos como motos, helicópteros, teleféricos e etc.
  • GunForce II/Geo Storm (1994) – Aqui a sequência vem nas versões arcade ocidentais e japonesas e é um marco da IREM pelo título ser um dos últimos, senão o último feito pela empresa, antes de encerrar a produção de jogos após o qual um grupo de funcionários da divisão de jogos da IREM se desligarem e formarem a Nazca Corporation por estarem cansados ​​da inatividade da empresa. Aqui nascia o caminho para o surgimento de Metal Slug.

Gráficos, sons & jogabilidade

É uma coletânea de ports muito bem montada, com um menu inicial dinâmico no qual você pode selecionar em rolagem lateral o título e em rolagem vertical suas variações disponíveis. Disponibiliza jogar a versão clássica de todos os títulos ou a casual, incubida de artificios de rewind, e trapaças como invencibilidade e vidas infinitas e save points.

Meu ponto negativo aqui vai para o fato de contra apenas com apossibilidade de coop local e não online. Haja a justificativa que for, estamos em 2024, onde é mais comum as pessoas jogarem coop ONLINE.

E o veredicto é…

Se acaso você não sabe sobre a IREM, tudo bem. Mas te resumo que: IREM é parte da história dos videogames e você precisa entender que essa é uma pequena parte de uma coletânea de 5 volumes que se divide em grandes histórias! Eu deixei escapar o primeiro volume, mas vou procurar conhecer pois pra mim, tecnicamente a coletânea é sensacional!

É uma grande viagem divertida experimentar IREM Collection Volume 2 pois representa uma parte fascinante da história! GunForce e GunForceII/Geo Storm são pais de Metal Slug e é fascinante como são gostosos de jogar, como se distinguem e mostram uma bela evolução. Minha percepção focou na evolução técnica, com gráficos e controles melhores, mas fato curioso é a ligação que os jogos tem como Air Duel!

Você acreditam que todas as músicas de GunForce II  vêm de Air Duel ? Embora nem todas tenham sido usadas, isso se dá pelo fato dos jogos terem sido feitos no mesmo cenário de tempo. Um fato curioso é que a melodia do caminho subaquático da primeira missão de Metal Slug 3 é baseada em um remix do tema dos estágios 3 e 10 de Air Duel

Gunforce2 - Animation

Seria perfeita SE, além jogos jogos, acompanhasse um material adicional, seja em galeria, texto ou até video legendado, contando sobre toda essa história envolvendo os títulos e a quem inspiraram. Mesmo assim, acho que a coletânea é essencial para quem ama visdeogames, por tudo o que representa. Esqueça aqui algum detalhe técnico que desagrde, pois são pequenos diante do fato delas precisarem existir e contarem essa história.

Seja jogando no modo casual ou assumindo o desafio de vencer sua dificuldade no modo clássico, é inegável o quão divertido a experiência se torna e o quão gratificante é jogar IREM Collection Volume 2. E se você ainda deseja conquistar troféus e milhagens sobre, fique tranquilo pois os desafios são justos!

O título está disponível para todos os consoles, embora não esteja num preço bacana em alguns deles é uma boa adição à sua coleção de títulos memoráveis que um verdadeiro gamer deve ter.

Veja também: Run Tekila Run! – Resenha

Rolar para cima