Citando os custos exorbitantes da indústria, o evento, que exibia o melhor da indústria de jogos independentes do Reino Unido, WASD, não existe mais.
O cofundador David Lilley disse à BBC: “o aumento dos custos e a menor demanda por espaço para estandes significa que realizar eventos não é mais viável para nós”.
A editora independente Lost in Cult comentou sobre a notícia: “Estamos arrasados ao ouvir as notícias sobre o WASD. Nossa primeira estante de livros foi na WASD. Nosso trabalho foi visto por pessoas que, de outra forma, não nos teriam encontrado em espaços online.”
A WASD foi formada após o EGX Rezzed, outro evento do setor sediado no Reino Unido que também se concentrou em jogos independentes.
WASD foi um dos últimos eventos de videogame do Reino Unido aberto ao público. EGX, o maior evento de jogos do Reino Unido, agora faz parte da MCM Comic-con, com ambos os eventos sendo realizados juntos.
Fãs que compareceram ao evento no início deste ano alegaram que a parte EGX do show foi muito menor do que nos anos anteriores, com pouco apoio de grandes editoras.
O site oficial do WASD saiu do ar no início deste ano, levando muitos a suspeitar que o futuro do evento estava em perigo. O roguelike Vampire Survivors, vencedor do BAFTA, foi exibido no show inaugural do evento.
Veja também: A PQube irá publicar Kusan: City of Wolves para PS5, Xbox Series, Switch e PC no início de 2026