Desenvolvedores de Stalker 2: Heart of Chornobyl não desistiram do modo 60FPS para o Xbox Series S

Após vários atrasos, Stalker 2: Heart of Chornobyl está programado para chegar em novembro no Xbox, Game Pass e PC. E para todos os donos do Xbox Series S preocupados sobre como o grande jogo de tiro em mundo aberto vai rodar na máquina menos potente, os desenvolvedores da Ucrânia GSC Game World têm boas notícias.

Stalker 2 está em desenvolvimento desde 2018, mas sofreu atrasos devido à invasão russa em andamento na Ucrânia . Agora, novas prévias parecem indicar que, apesar de todas as dificuldades e contratempos, o jogo massivo será um fantástico exclusivo do console Xbox. Mas o lançamento no Xbox significa que o FPS de sobrevivência pós-apocalíptico de mundo aberto terá que ser jogável tanto no Xbox Series X quanto no Series S mais barato, menor e menos potente.

No início, o GSC estava nervoso sobre fazer o Stalker 2 rodar no Series S, mas depois de trabalhar com a máquina por alguns anos, eles agora acham que poderão adicionar uma opção de desempenho de 60 FPS.

Em uma nova entrevista com o Windows Central, os desenvolvedores do GSC disseram ao canal que a princípio pensaram que seria “impossível” portar Stalker 2 para o Series S, já que o jogo é grande e inclui “tantas mecânicas” e “uma quantidade enorme de coisas”.

“Mas então começamos a otimizar, adicionando novos recursos para informações de streaming. A Unreal Engine tem muitos recursos para isso, mas para o nosso jogo, nós realmente tivemos que espremer cada megabyte de cada pedaço de conteúdo do sistema que podíamos, e agora nós fizemos isso” – disse GSC.

De acordo com a entrevista, os desenvolvedores do estúdio agora acreditam que deve ser possível para qualquer jogo moderno funcionar no Series S. No entanto, os desenvolvedores reconheceram que nem toda equipe ou estúdio tem tempo suficiente para otimizar para o Xbox mais fraco. A GSC gastou muito tempo aumentando o desempenho e otimizando o jogo, o que o estúdio afirma ter ajudado a versão para PC a se tornar mais “performativa”.

O Xbox Series S pode estar causando problemas para desenvolvedores

No passado, ouvimos reclamações vagas de desenvolvedores de que o Xbox Series S está segurando algumas portas. Notoriamente, o lançamento do Xbox de Baldur’s Gate 3 foi adiado enquanto os desenvolvedores trabalhavam com a Microsoft para que pudessem remover o modo cooperativo local da versão Series S. Devido às regras do Xbox , os jogos devem ter “paridade de modo” em ambos os consoles, e isso pode causar problemas para os desenvolvedores que tentam espremer um grande jogo no Series S mais fraco e lento.

No entanto, a GSC pareceu mais positiva sobre o Series S, até mesmo explicando que o jogo pode ter um modo de desempenho nessa plataforma.

“No Xbox Series S, ficamos com 30 FPS. No entanto, em muitos casos, conseguimos atingir 60 FPS, mas não é tão consistente quanto o Series X. Mas estamos procurando obter um modo de desempenho para o Xbox Series S, para levá-lo a 60 FPS. Achamos que é possível” – explicou GSC.

Os modos de desempenho não são tão comuns no Xbox Series S, devido às suas especificações mais baixas, então se a GSC realmente conseguir fazer isso, ficarei curioso para ver o que foi cortado ou rebaixado para fazer o Stalker 2 rodar a 60 FPS no Xbox mais fraco. Não precisamos esperar muito, pois o Stalker 2: Heart of Chornobyl está programado para finalmente chegar ao Xbox e PC em 20 de novembro.

Fonte: Kotaku

Veja também: Dunebound Tactics levanta poeira com lançamento de sua página no Steam e primeiro trailer!

Rolar para cima