A subsidiária do Xbox Game Studios, 343 Industries, está mudando seu nome para Halo Studios, e todos os projetos futuros
de Halo serão desenvolvidos no Unreal Engine 5, incluindo vários novos jogos Halo atualmente em desenvolvimento,
anunciou o estúdio.
“Se você realmente destrinchar Halo , houve dois capítulos muito distintos” – disse o chefe do Halo Studios, Pierre Hintze, em uma declaração – “Capítulo 1: Bungie. Capítulo 2: 343 Industries. Agora, acho que temos um público que está com fome de mais. Então, não vamos apenas tentar melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas mudar a receita de como fazemos os jogos Halo. Então, começamos um novo capítulo hoje.”
Os jogos Halo rodavam anteriormente no Slipspace Engine proprietário da Halo Studios, o que exigia uma grande parte da equipe para manutenção.
“Acreditamos que os hábitos de consumo dos jogadores mudaram — as expectativas de quão rápido seu conteúdo está disponível”, disse Hintze. “Em Halo Infinite , estávamos desenvolvendo uma pilha de tecnologia que deveria nos preparar para o futuro e para os jogos ao mesmo tempo.”
A diretora de operações da Halo Studios, Elizabeth van Wyck, acrescentou: “A maneira como fazíamos os jogos Halo antes não funciona necessariamente tão bem para a maneira como queremos fazer jogos para o futuro. Então, parte da conversa que tivemos foi sobre como ajudamos a equipe a se concentrar em fazer jogos, em vez de fazer as ferramentas e os motores.”
Adotar a Unreal Engine 5 também significa que a Halo Studios pode criar jogos com um foco que pode satisfazer os fãs, até mesmo configurando vários jogos para criar jogos diferentes simultaneamente.
O diretor de arte do estúdio Chris Matthews explicou: “Respeitosamente, alguns componentes do Slipspace têm quase 25 anos. Embora a 343 estivesse desenvolvendo-o continuamente, há aspectos do Unreal que a Epic vem desenvolvendo há algum tempo, que não estão disponíveis para nós no Slipspace — e teriam tomado enormes quantidades de tempo e recursos para tentar replicar.”
“Uma das principais coisas em que estamos interessados é em crescer e expandir nosso mundo para que os jogadores tenham mais com o que interagir e mais para experimentar. Nanite e Lumen [tecnologias de renderização e iluminação da Unreal] nos oferecem uma oportunidade de fazer isso de uma forma que a indústria nunca viu antes. Como artistas, é incrivelmente emocionante fazer esse trabalho.” – Matthews
Para mostrar como será o futuro de Halo , a Halo Studios criou o “Project Foundry”, que não é um jogo nem uma demonstração tecnológica, mas uma exploração do que é possível para um jogo Halo no Unreal Engine 5, bem como uma ferramenta de treinamento sobre como chegar lá.
“Onde esse tipo de trabalho foi feito historicamente, em toda a indústria, ele pode conter muita fumaça e espelhos” – explicou Matthews – “Às vezes, ele leva os jogadores por caminhos onde eles acreditam que será uma coisa, e então outra coisa acontece. O ethos da Foundry é vigorosamente o oposto disso.
“Tudo o que fizemos foi construído para o tipo de padrões que precisamos construir para o futuro dos nossos jogos. Fomos muito intencionais em não pisar no território de demonstração tecnológica. Construímos coisas nas quais realmente acreditamos, e o conteúdo que construímos — ou pelo menos uma boa porcentagem dele — poderia viajar para qualquer lugar dentro dos nossos jogos no futuro, se assim o desejássemos.” – Matthews
Hintze acrescentou: “É justo dizer que nossa intenção é que a maior parte do que mostramos na Foundry esteja prevista em projetos que estamos construindo ou em projetos futuros.”
Quanto ao que está por vir para a série Halo , embora a Halo Studios ainda não tenha falado especificamente sobre os novos jogos em desenvolvimento, ela disse que um novo jogo Halo não é iminente. Halo Infinite continuará a ser suportado pelo Slipspace Engine e continuará a receber mais atualizações dos modos Operations e Forge.
“Uma das coisas das quais eu realmente queria me afastar era da provocação contínua de possibilidades e ‘obrigatórios’”, disse Hintze. “Deveríamos fazer mais e dizer menos. Para mim, realmente acho que é importante que continuemos com a postura que temos agora quando se trata da nossa franquia — o nível de humildade, o nível de servidão para com os fãs de Halo.”
“Devemos falar sobre as coisas quando temos coisas para falar, em escala. Hoje, é o primeiro passo — estamos mostrando o Foundry porque parece certo fazê-lo — queremos explicar nossos planos aos fãs de Halo e atrair novos desenvolvedores apaixonados para nossa equipe. O próximo passo será falar sobre os jogos em si.”
Tínhamos um foco desproporcional em tentar criar as condições para sermos bem-sucedidos na manutenção do Halo Infinite . [Mas mudar para o Unreal] nos permite colocar todo o foco em fazer múltiplas novas experiências com a mais alta qualidade possível.” – Hintze
Assista ao vídeo do desenvolvedor “New Dawn” apresentando o “Project Foundry” abaixo.
Veja também: O jogo de ritmo MASH VP! Re:VISION para PC será lançado em Early Access em 11 de outubro