O mercado de games é duro, exigente. Como costumo dizer aos amigos ou à qualquer um, quando o assunto são games e precisamente à uma crítica que considero descabida, o seguinte: “Videogame é gostoso de jogar, mas não é gostoso de fazer!”.
E é por isso que eu penso muito inclusive no que vale à pena ou não dedicar empenho e intermináveis horas para fazer um jogo, para dar corpo à um idéia. Falando em idéia, todas podem ser boas, mas nem toda é executável.
Diante disto, eis-me aqui para contar minha decepção com Musashi vs Cthulhu.
Sobre o jogo
Musashi vs Cthulhu (ou MxC) é um jogo 2D de ação de alta velocidade onde você controla Musashi – o guerreiro mais famoso do Japão feudal – enquanto ele luta por sua vida. O samurai se vê vítima de uma maldição que o torna alvo de ataques de monstros indescritíveis.
Gráficos, sons e jogabilidade
Musashi vs Cthulhu tem uma identidade visual representada pelo estilo de HQ desenhada mão e embora tenha uma cara inegável de jogo mobile ou de navegador, sua animação em quadros é fluida, não tendo aquele jeitão desengonçado costumeiro de jogos amadores de Construct. O som é bom e bem empregado, bem como os efeitos sonoros.
Já a jogabilidade é totalmente diferente do que eu esperava e até do que eu me permiti sonhar sobre um jogo com essa temática e com toda a tecnologia que temos à disposição hoje. Estranho? me explico adiante.
E o veredicto é…
O jogo não apresenta nenhuma dramatização, conto ou storytelling em gameplay e até aí faz enorme sentido quando paro no gameplay. A proposta de jogabilidade do jogo é diferente, mas desinteressante. Tudo o que você precisa fazer é aprender os comandos para executa-los meio que de forma padrão, sequencialmente, numa espiral única de proposta simples: o personagem não caminha, não anda.
Ele fica parado na tela e são os inimigos que se aproximam e o desafio do jogo é você conseguir sempre identificar a ordem certa de comando e ataques, e responder na rapidez esperada para não morrer. O objetivo é não morrer em qualquer um dos ataques em horda, essa que ataca pelos dois lados e tudo vai depender do seu treino, rapidez e destreza no controle para vender os desafios.
Mas todo jogo não é assim? É, e não é. Você vai se sentir jogando o jogo da cobrinha do celular Nokia. No começo leve e fácil e segundos depois você vai perder, tendo a sensação de que o comando falhou, que a tecla não respondeu!
Não sei vocês, mas essa proposta de jogo pra mim já era velha quando surgiu, imagina ela sendo reaproveitada hoje, em outra roupagem…
Caso queira conferir, Musashi vs Cthulhu está disponível para PC (via Steam), Playstation 4/5, Xbox One e Series S/X e Nintendo Switch.
Veja também: Match Village – Resenha