Durante reunião realizada no dia 27 de março – cujos detalhes foram divulgados na terça-feira – a Square Enix decidiu que iria “revisar a abordagem do Grupo para o desenvolvimento de jogos de alta definição (HD) com a intenção de ser mais seletivo e focado no alocação de recursos para o desenvolvimento”.
A editora afirma que, após esta avaliação, espera reportar “perdas por abandono de conteúdo” de aproximadamente 22,1 mil milhões de ienes (141 milhões de dólares).
Isto sugere que vários projetos foram cancelados ou redefinidos em meio a um mercado de jogos desafiador.
No início deste ano, a Square Enix decidiu realizar uma revisão fundamental do seu processo de desenvolvimento, na tentativa de melhorar a qualidade dos seus jogos. A decisão seguiu-se à nomeação de Takashi Kiryu como seu novo presidente no ano passado.
Durante uma teleconferência em fevereiro, o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, teria dito: “Estamos revisando do zero qual é a estrutura organizacional e qual é a melhor maneira de implementar o conteúdo do pipeline”.
A editora está supostamente interessada em reduzir a quantidade de desenvolvimento que terceiriza para estúdios externos e quer se concentrar no desenvolvimento interno para seus títulos de maior perfil, com o objetivo de aumentar a qualidade e as margens de lucro.
Segundo analistas que falaram com a Bloomberg, o novo processo de desenvolvimento incluirá um novo mecanismo de verificação que permitirá à empresa tomar decisões sobre a qualidade de um jogo numa fase anterior de desenvolvimento.
No início deste mês, Daniel Ahmad, diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, afirmou que Final Fantasy 7 Rebirth, o maior lançamento do ano da Square, teve “desempenho insatisfatório”.
Also, not to be that guy, but Rebirth is underperforming sales wise (not that sales performance is related to what that guy said lol)
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) April 11, 2024
“Está vendendo cerca de metade do que o Remake vendeu no mesmo período e parece que terá uma cauda mais fraca (antes de qualquer lançamento do tipo PS+)”, escreveu Ahmad no X.
Vale destacar que Final Fantasy 7 Remake foi lançado para PS4 em abril de 2020, quando o console contava com uma base instalada de mais de 100 milhões de unidades, o dobro do PS5 .
Veja também: Housemarque anuncia história em quadrinhos Returnal: Fallen Asteria