8-Bit Adventures 2 – Resenha

Este é meu primeiro contato com a franquia 8-Bit Adventures. O game desenvolvido pela Critical Games chega aos consoles após seu debute no PC no início de 2023. Ele me surpreendeu de uma maneira que poucos indies desta proposta conseguem hoje em dia.

Sobre o jogo

Quando uma criança maltratada com poderes impossíveis ameaça remodelar o mundo, o desaparecimento de um herói dá início a uma grande aventura – e uma batalha pela sobrevivência!

Este garoto desencadeou o caos pelo mundo; levantando um exército de mortos-vivos, possuindo um esquadrão de aeronaves mortais, envenenando a terra e aprisionando um continente inteiro muito acima das nuvens. Ele acredita que essa reviravolta criará um mundo novo e mais perfeito – um mundo que terá um lugar para ele.

Concedidos poderes especiais por um computador onisciente, o jogador deve parar o garoto antes que seja tarde demais. Mas eles também podem salvá-lo? Ou seu destino foi selado no nascimento?

Simplificando, 8-Bit Adventures 2 apresenta tudo o que os fãs amam sobre JRPGs clássicos. Um enredo sério e envolvente; personagens relacionáveis ​​e fáceis de amar; combate estratégico baseado em turnos; personalização profunda do grupo e um mundo grande e explorável.

Gráficos, sons e jogabilidade

O jogo utiliza-se do visual 8 bits justamente para remeter aos clássicos como Final Fantasy, Dragon Quest e The Legend of Zelda e faz isso com bastante competência, bem como sua trilha sonora e sons. Na jogabilidade eu achei um pouco travadinha, em partes por conta da linearidade contundente, presente até na exploração do mapa e pelo fato de não ter tradução em português.

Positivamente o jogo é extenso e conta com uma “IA” menos desafiadora, evitando uma enxurrada de encontros randômicos pra não ficar naquele velho ritmo de “anda um pouco, para e luta, anda mais um pouco, pare e lute novamente.”

E o veredicto é…

8-Bit Adventures 2 é um JRPG cheio de mecânicas envolventes tanto na exploração quanto no combate e isso fez a diferença na experiência com seu gameplay. Após um começo moroso, a aventura toma conta do enredo e passamos à explorar, combater e viajar cada vez mais.

Como em todo bom RPG, tem personagens carismáticos que nos conquistam e história de heroísmo clichêzona. Mesmo assim rende momentos cômicos e emocionantes com uma grande personalidade imprimida que o torna um genuíno clássico do gênero. Daquele jeitinho que a nossa nostalgia gosta! Não é à toa que é bem avaliado na Steam. 8-Bit Adventures 2 chega dia 16 de outubro para Nintendo Switch, Playstation 4 & 5 e Xbox One & Series S/X.

Veja também: Hand in Hand – Resenha

Rolar para cima