60% do tempo de jogo em 2023 foi para jogos de 6 anos ou mais, mostram novos dados

Um relatório da indústria de jogos recém-lançado pelo pesquisador de mercado Newzoo mostra que, embora o mercado de PCs e consoles tenha crescido 2,6% em 2023, o tempo geral de jogo diminuiu à medida que os jogadores passavam cada vez mais tempo em uma lista menor de jogos antigos, como Fortnite League of Legends.

Em 2 de abril, a Newzoo divulgou seu segundo relatório anual da indústria de jogos, incluindo uma tonelada de dados e informações sobre o que as pessoas jogaram e gastaram dinheiro durante 2023. De acordo com os dados da Newzoo, o mercado de jogos para PC e console cresceu e atingiu US$ 93,5 bilhões em receitas em 2023. Isso pode parecer uma boa notícia, mas analisando os dados, fica claro que são boas notícias apenas para um pequeno número de editores e desenvolvedores.

O que mais se jogou em 2023

Os dados da Newzoo mostram que os 10 melhores jogos em cada plataforma (classificados pelo número médio de usuários ativos mensais, ou MAU) estão repletos de títulos antigos e estabelecidos. Fortnite conquistou a coroa em todas as plataformas, incluindo Switch e PC.

O restante das listas incluía títulos que não vão surpreender você, como Grand Theft Auto V, Counter-Strike 2, Roblox, Minecraft, Rocket League, Apex Legends , Fall Guys, Valorant e Call of Duty. Nos consoles Xbox e Playstation, apenas um jogo single-player dedicado ficou entre os dez primeiros: Starfield

Para provar ainda mais que os jogadores estão focados principalmente em jogos mais antigos, os dados da Newzoo mostram que apenas 66 títulos representaram 80% de todo o tempo de jogo em 2023. E 60% desse tempo de jogo foi gasto em jogos com seis anos ou mais. Na verdade, em 2023, cinco jogos antigos – Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft e GTA V – representaram 27% de todo o tempo de jogo no ano.

Fica pior. Dos 23 por cento do tempo de jogo gasto em novos jogos em 2023 – definido como 2 anos ou menos – mais da metade foi gasto em grandes sequências anuais, como o último jogo Madden ou NBA. Apenas 8% do tempo de jogo dos videogames foi gasto em títulos novos e não anuais, como Diablo IV ou Baldur’s Gate III.

Embora o relatório da Newzoo aponte que ainda é possível ter sucesso neste ambiente, a realidade é que os jogadores estão gastando cada vez menos tempo em novos jogos e cada vez mais tempo em franquias e títulos de serviço ao vivo já estabelecidos, tornando mais difícil para editores e desenvolvedores para encontrar um público.

Isso porque, ao contrário das décadas anteriores, você não está apenas competindo com qualquer novo jogo nas prateleiras, mas em vez disso está lutando contra gigantes como Fortnite e Roblox, jogos totalmente gratuitos com quantidades infinitas de conteúdo criado por seus usuários.

“Será cada vez mais desafiador aumentar a base de jogadores de um jogo”, disse Newzoo no relatório, “particularmente em nosso cenário atual, onde títulos perenes e canais de conteúdo robustos reinam supremos”. Em outras palavras, boa sorte se você não estiver fazendo uma grande sequência, remake ou lançamento anual em alguma série popular.

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