112 Operator – Resenha

Mais um simulador chegou aos consoles PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series S/X, no último dia 30 de agosto e desta vez 112 Operator , da Jutsu Games e Ultimate Games S.A. chegou oferecendo simulador de atendimento de emergência!

Na verdade o que ele oferece é a simulação de um atendimento e gerenciamento de ocorrências, seja policiais, médicas e socorro por bombeiros. Embora não seja um tema tão interessante assim no mundo dos simuladores, até que tentar gerenciar e entender como é lidar com esse tipo de função pareceu “divertido”.

Sobre o jogo

Em 112 Operator, o jogador assume o papel de um operador de número de emergência que gerencia serviços de emergência: polícia, bombeiros e resgate médico. O título oferece a possibilidade de jogar em mapas de diversas cidades pelo mundo,, para que o jogador também possa cuidar da segurança do local onde mora.

Você opera as chamadas pelo telefone, identifica e designa atendimento de ocorrências, gerencia frotas, suas melhorias e gastos. Fora “300 relatórios” e emails que você tem que dar conta pra melhor se orientar dos objetivos…

Gráficos, sons e jogabilidade

Aqui, gráficos são bem segundo plano e o som torna-se um dos principais elementos, inclusive o jogo indica que para uma melhor experiência de gameplay, seja usado com headphones. Mas a jogabilidade é que me chamou a atenção, na verdade sua relação com o mapa de controles, que eu comecei odiando e depois ao me tronar mais íntimo passei à entender que algumas coisas fazem todo o sentido e funcionam demais.

Os botões de cima L & R dão acesso rápido as abas importantes no atendimento e com um sistema de ponteiro de mouse / seletor, você consegue selecionar melhor os apontamentos no mapa e designar cada atendimento específico. E dependendo do tipo de atendimento o acionamento das forças rolam de forma automática.

O atendimento das ligações são um show à parte, pois todo o tipo de situação que geralmente a gente imagina ou não, é recebida. Pessoas que se acidentam, stalkers, brigas de rua, violência doméstica e até trotes ou enganos ingênuos são situações em que muitas vezes dá pra se atender de forma rápida e outros precisam inclusive de sérias orientações ao outro lado da linha. Houve atendimentos em que eu senti satisfação, acredita?

O único ponto negativo é a falta de tradução para português, no qual na versão de PC, existe.

E o veredicto é…

Embora eu já tenha costume de jogar e testar diversos simuladores, sempre fico com um pé atrás à cada novo que me é apresentado, mas 112 Operator foi um título que me ganhou logo no primeiro teste no modo livre, que iniciei a jornada.

Quando eu dei por mim, já havia se passado 1h30min que a imersão do jogo me fez esquecer do tempo, à toda hora atendendo chamadas, enviando ambulância contra incêndios e pessoas presas em elevadores, viaturas policiais contra brigas domésticas e assaltos, paramédicos à atender cortes, desmaios e membros decepados(!?!?!).

Tem a parte tensa e a parte engraçada, quando se atende aos trotes por exemplo ou quando eu atendi à um garoto que se perdeu num parque e está com medo da tempestade. Chega à um momento em que aquela fantasia toda te faz ter compaixão, preocupação, esperança e desespero.

Ainda há o fato de que você pode escolher a dificuldade das ocorrências e ainda tem que lhe dar com a manutenção da frota e da equipe, comprando materiais de trabalho, novas viaturas e armamentos com muita estratégia, pois você lida com o dinheiro público e os gastos que ele pode acarretar.

12 Operator está disponível para PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series S/X, PC , Nintendo Switch, Android e iOS.

Veja também: Antstream Arcade – Resenha

Rolar para cima